Fechar
Home Notícia Fundafresp entrega recursos para entidades de Bauru

Fundafresp entrega recursos para entidades de Bauru

14 de abril de 2016 Notícia

Fundafresp entrega recursos para entidades de Bauru

[datar]

Duas entidades de Bauru, a Comunidade Bom Pastor e a Bom Pastor – Instituto de Valorização, Promoção e Integração Humana foram premiadas no processo de votação do Edital 002/2015 do Fundafresp, e elas receberam os recursos no dia 14 de abril, na Sede Regional. A Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Autismo também recebeu uma doação do Fundo. Veja mais fotos da cerimônia na página da Afresp do Facebook.

entrega_bauru

Estiveram presentes o deputado estadual Dr. Pedro Tobias; o vereador Arildo de Lima Jr; o presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada; o coordenador do Fundafresp, José Roberto Rosa; o diretor Regional Luan Zacharias Silva; o delegado Regional Tributário, Luís Gustavo de Souza Gomes; o ex-delegado Regional Norberto Crespi, e a ex-delegada Tributária de Julgamento, Luciana Moscardi Grillo.

O presidente Rodrigo abriu a cerimônia. Ele descreveu a Afresp para os presentes. “A Afresp tem 68 anos, 7.100 associados, 230 funcionários, mas nada disso faria sentido se, há 20 anos, os fiscais não se juntassem para promover a assistência social. Eles, que se preocupam com a arrecadação do estado, para que ele promova as políticas públicas, também querem fazer mais e atender diretamente as pessoas em situação de vulnerabilidade social. São 2.200 colegas que doam parte do seu salário para promover a solidariedade”.

Em seguida, o coordenador do Fundafresp, José Rosa, deu seguimento à solenidade. “Este é um momento profundo de cidadania: quando lutamos pela inserção do artio 227 na Constituição, que diz ser o dever da família, do governo e da sociedade cuidar das crianças e adolescentes, vemos isso aqui agora: a presença das famílias, do poder público na pessoa do deputado, e da sociedade civil. Devemos nos preocupar sim, porque o governo sozinho não consegue fazer tudo”.

A vice-presidente da Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Autismo, Silvia Helena Ferreira, apresentou sua entidade, que atende 150 crianças por mês com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogas, neuropediatras e fonoaudiólogas. Além disso, há uma escola dentro da Associação.

Depois da Associação, o coordenador Rosa chamou a representante da Comunidade Bom Pastor e do Instituto de Valorização, Promoção e Integração Humana, Celenita Coelho, para descrever o trabalho das duas entidades. O projeto vencedor da Comunidade foi o da instalação de sistema de proteção de combate contra incêndio. Ela atende 25 mulheres em situação de vulnerabilidade social, algumas delas dependentes químicas. O trabalho é acolhê-las, direcioná-las para alguma profissão ou, se forem dependentes, são encaminhadas para terapias.

Já o Instituto tem uma creche, e também foi vencedor do Edital, com o projeto de construção de muro para possibilitar um ambiente seguro às crianças atendidas. Ele atende 140 crianças em regime integral, com cinco refeições diárias e diversas atividades.

O delegado Regional, Luís Gustavo, falou logo em seguida, destacando a importância do fiscal em arrecadar tributos, e também de poder ajudar o próximo. “Li uma frase da Bíblia hoje: ‘há mais felicidade em dar do que em receber’”.

O deputado Pedro Tobias participou da cerimônia. “As drogas são um problema mundial. Devemos trabalhar também com a família e do ambiente do dependente. Se cada um fizer um pouco, e falar menos, será muito melhor. Parabéns ao trabalho de vocês, fiscais e voluntários, por se relacionar bastante com a sociedade”.

O presidente Rodrigo encerrou a solenidade. “Precisamos de pessoas assim, comprometidas, para fazer um país melhor. O poder público não consegue fazer tudo. A sociedade civil deve ajudar. Que nós, da Afresp, sejamos um exemplo para outras entidades façam um trabalho como o nosso”.