Secretária da Fazenda de Goiás acredita na reforma tributária, mas não neste momento
[datar]A terceira palestra do Seminário Internacional “ICMS e o futuro dos Estados”, na manhã desta quinta (17), foi proferida pela Secretária do Estado da Fazenda de Goiás, Ana Carla Brandão Costa, que abordou o tema “A reforma tributária na visão dos Estados”.
Ana Carla apresentou Goiás em números. “O estado deverá atrair em torno de 13,9 bilhões de investimentos privados nos próximos anos”, disse. Porém, ela afirmou que apesar do cumprimento das metas fiscais, Goiás vive uma realidade ruim, igual aos demais estados.
Na sequência, questionou como é possível fazer uma reforma tributária na atual situação fiscal dos estados e apresentou o seguinte tripé: a convalidação das políticas de incentivos; a criação dos fundos de compensação de investimento e a convergência de alíquotas.
A secretária de Fazenda afirmou ainda que já houve momento melhor para a reforma do ICMS. “A crise dos estados coloca outras prioridades na mesa”. E conclui que a atual situação dos estados encara a necessidade de reformas estruturais no país, em particular a reforma tributária, porém, mostrou-se pessimista em relação ao assunto, devido à situação em que o país se encontra.