Fechar
Home Notícia Reunião do Conselho Deliberativo tratou de assuntos da classe no dia 25 de julho

Reunião do Conselho Deliberativo tratou de assuntos da classe no dia 25 de julho

28 de julho de 2015 Notícia

Reunião do Conselho Deliberativo tratou de assuntos da classe no dia 25 de julho

[datar]

No dia 25 de julho, 18 Conselheiros titulares e quatro suplentes participaram da reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, na sede da Afresp. Por motivos de saúde, o presidente do Conselho, Paulo Henrique Cruz, não pôde comparecer. O vice-presidente do C.D., Luiz Carlos Benício, assumiu a presidência da reunião, que dirigiu os trabalhos com o 1º secretário, Pedro de Oliveira Abrahão, e o 2º secretário, Leandro Radusweski Quintal.

reuniao_conselho_julho

Pela diretoria Executiva, esteve presente o presidente da Associação, Rodrigo Keidel Spada, que saudou os Conselheiros, e disse estar à sua disposição para elucidar dúvidas e outras questões sobre a Afresp.

O AFR e deputado estadual Vitor Sapienza esteve presente no início da reunião. Preocupado com a classe, o deputado conversou com os Conselheiros sobre as decisões do governo com relação aos Agentes Fiscais de Rendas, e mostrou-se empenhado em defender os colegas.

Na sequência, foi colocada em aprovação uma correção da ata da reunião do dia 14 de março, solicitada na reunião anterior. A correção foi aprovada, e teve quatro abstenções. Em seguida, a mesa diretora colocou a ata da reunião do dia 20 de junho para ser aprovada. Houve questionamentos por parte de Conselheiros, e o documento foi aprovado com cinco abstenções.

O vice-presidente Benício informou que foi enviada à diretoria Executiva a alteração do regulamento do Fundafresp – Casa do AFR – Fundo de Amparo a Agentes Fiscais de Rendas e Pensionistas no dia 9 de fevereiro, e foi estabelecido um prazo de 180 dias para que seja analisado e devolvido ao Conselho. O Conselheiro Luiz Carlos Toloi Jr disse que a diretoria Executiva solicitou um novo prazo para análise, e por isso não haveria necessidade de discuti-lo sem a avaliação da diretoria.

Em seguida, foi lido o processo sobre o contrato do evento Encontro da Família Afresp, que aconteceu em 2014 no Tauá Hotel & Conventions, em Atibaia. O presidente da Comissão Fiscal, José Carlos Miguel de Mendonça, lembrou que o evento teve uma despesa maior do que a prevista. O Conselheiro Teruo Massita, que era presidente da Afresp na época, parabenizou o trabalho da Comissão Fiscal e disse que o evento foi superdimensionado, e por isso houve um déficit nas contas do encontro. Depois de ampla discussão, o Conselheiro José Miguel recomendou que os eventos futuros da Afresp devam ter seus orçamentos mais detalhados, com todos os custos explicados. O parecer da Comissão Fiscal foi aprovado por unanimidade.

Foi lido o processo C.D. sobre a Glosa de despesa Ofício Afresp-P nº 430/14, sobre o ressarcimento de despesas de transporte para o associado Roberto Chiaverini, para participar da reunião do Conselho que aconteceu durante o evento Encontro da Família Afresp, em Atibaia. Na época, ele era Conselheiro. Depois de ampla discussão, o pedido de ressarcimento foi aprovado por 15 Conselheiros, recebeu um voto contrário de Luiz Carlos Toloi Jr, e quatro abstenções, de James Grejo, Sebastião Tadeu de Vasconcelos, Miguel Ângelo Carvalho da Silva e Teruo Massita.

O próximo item da pauta foi o pedido de crédito adicional para a finalização da construção da sede Regional de Bauru. O Conselheiro José Miguel disse que ele veio depois da conclusão da obra, sendo que deveria ter vindo antes, mas que, nesse caso, a Regional precisou fazer algumas obras em regime emergencial, e que por este motivo não houve a aprovação prévia do Conselho. Ele solicitou que a Regional envie a documentação para a Comissão Fiscal ou Auditoria Interna da Afresp para acompanhamento dos gastos extras e ser submetida ao Conselho. O processo, com a observação de José Miguel, foi aprovado com a abstenção de Leonardo Quadre.

Na sequência, houve a discussão sobre a autorização de investimentos nas Regionais de Araçatuba, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Sorocaba. A Regional de Ribeirão também solicitou crédito adicional para a finalização do salão de eventos. Os investimentos foram aprovados por unanimidade.

Depois, o vice-presidente Benício leu o processo sobre a aprovação do orçamento para o Seminário Internacional da Afresp, que acontecerá na mesma semana da Assembleia Geral da Febrafite e do Encontro da Família Afresp, entre os dias 14 e 20 de setembro, no Hotel Casagrande, no Guarujá. O Conselheiro e presidente da Comissão Fiscal, José Carlos Miguel de Mendonça, lembrou que, na reunião do dia 20 de junho, o diretor de Comunicação e Assuntos Estratégicos, José Roberto Soares Lobato, apresentou a proposta do evento, e se comprometeu a elaborar um orçamento detalhado com todos os gastos. Ele também apresentou um pedido de verba suplementar para a realização do evento.

Em seguida, o presidente da Comissão Fiscal, José Carlos Miguel de Mendonça, apontou que o orçamento do Seminário Internacional não veio com as despesas detalhadas. Sugeriu que tanto a verba suplementar para a realização do Seminário quanto o seu orçamento fossem aprovados, com a ressalva que, na próxima reunião do Conselho, no dia 22 de agosto, o documento venha com todos os detalhes dos gastos. O presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada, participou deste momento da reunião, para solucionar as dúvidas dos Conselheiros. O processo foi aprovado, com as abstenções de Leonardo Garcia Quadre e Miguel Ângelo Carvalho da Silva.

Foi lido o processo que trata do envio de balancetes mensais, por parte da diretoria Executiva, ao Conselho Deliberativo, para que seja feito o acompanhamento da execução do orçamento da Afresp. O Conselheiro José Miguel disse que solicitou à Contabilidade da Associação o envio do documento a partir do fim de julho.

O próximo item da pauta foi a leitura do Relatório de Acompanhamento Orçamentário do 1º trimestre de 2015 pelo membro da Comissão Fiscal, Conselheiro Thiago Martins. A Comissão entende que o orçamento vem sendo executado a contento. Depois foram discutidos outros assuntos de interesse da classe.


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?