Regional de Ribeirão Preto realiza campanha de educação ambiental; confira o 12º artigo da série
[datar]
A Regional de Ribeirão Preto fez uma parceria com a empresa Vereda Viva, de Consultoria Ambiental, e vem realizando ações de educação ambiental na cidade.
O primeiro evento foi um encontro com associados e moradores do Recreio Internacional, onde está o Centro de Convivência, no dia 13 de junho de 2015. A outra atividade foram vivências com alunos do 1° ao 5º ano, na EMEF Eponina Britto Roseto, que aconteceu no dia 29 de julho do mesmo ano.
Foram também publicados artigos sobre meio ambiente no site da Afresp. Veja abaixo o 12º artigo da campanha.
Sustentabilidade: caminhos para uma atuação responsável
Suprir as necessidades das atuais gerações, sem comprometer os recursos naturais para as futuras gerações, é a definição de um termo que tem estado muito em alta nos últimos tempos: SUSTENTABILIDADE. Mas, como podemos colocar o conceito da sustentabilidade em prática? Nossas ações cotidianas, em nossos locais de atuação, fazem diferença?
Acreditamos que sim! Nas próximas décadas, será necessário encontrarmos soluções inovadoras e mudar efetivamente nosso modo de ser e estar no planeta, se quisermos continuar vivendo nele. As pequenas mudanças que podemos colocar em prática, são o primeiro passo nesta transição para uma sociedade mais consciente e responsável. Selecionamos algumas sugestões de ações e hábitos acessíveis, que podemos incorporar em nosso dia-a-dia.
Comecemos pelos resíduos! Mais da metade do lixo que geramos todos os dias pode ser reciclada. A reciclagem reduz as pressões de consumo dos recursos naturais, além de reduzir a quantidade de lixo que vai para o ambiente. Para tanto, basta separarmos os resíduos secos (papéis, plásticos, vidros e metais) dos resíduos úmidos. Muitos condomínios já oferecem locais específicos para o armazenamento de recicláveis. Se você morar em uma casa, busque se informar se há coleta seletiva em seu município. Caso não haja, ainda assim, é possível levar os resíduos secos até algum ponto de coleta (universidades, supermercados, etc.).
Já os resíduos úmidos são compostos, principalmente, por restos orgânicos (restos de comida, cascas de frutas, talos de verdura, pó de café) e por rejeitos (que não podem ser reciclados, como papéis higiênicos, materiais descartáveis). Você pode transformar os seus restos orgânicos em um adubo de excelente qualidade para utilizar nas plantas. Há vários modelos de composteiras domésticas, os chamados minhocários ou minhocasas, que são ideais para ambientes internos, pois não geram odores e nem atraem animais indesejáveis. Se possuir quintal com terra, pode optar por fazer uma composteira no chão. Já o rejeito, devemos dispor para a coleta regular de lixo do município, que deverá ser adequadamente encaminhado para um aterro sanitário.
Em sua casa e trabalho, procure aproveitar ao máximo a luminosidade e a ventilação natural. Janelas bem posicionadas em relação ao sol, que evitem lâmpadas acesas durante o dia ou o excesso de insolação, reduzem incrivelmente o consumo de energia e o conforto térmico dos ambientes.
Para o aquecimento da água, já é possível encontrarmos aquecedores solares acessíveis no mercado, que contribuem muito para a eficiência energética de uma residência. Já para a economia de água, você pode implantar uma cisterna para captação e reaproveitamento de água da chuva. Além de abastecer a caixa de descarga dos banheiros, essa água pode ser utilizada em áreas externas e na irrigação de hortas e jardins. Já existem diversos modelos de cisternas no mercado e, com materiais simples, você pode construir uma cisterna a baixo custo. Além disso, a implantação de aeradores nas torneiras e a sua constante manutenção, descargas, chuveiros, canos e conexões permite gerenciar o consumo de água, impedindo o desperdício, algo que, obviamente, tem reflexos imediatos no consumo e na conta de água.
Como alternativa ao uso do carro, sempre que possível, caminhe, vá de bicicleta, use o transporte público ou ofereça caronas a amigos ou colegas de trabalho. Alimente-se de forma saudável e diversificada, evitando produtos processados e ultraprocessados. Se possível, priorize comprar alimentos diretamente dos produtores.
O modo mais eficaz de colocar a sustentabilidade em prática é ser crítico perante os padrões estabelecidos por nossa sociedade, as informações que recebemos, as propagandas e notícias que assistimos. Repensar a vida. É buscar por uma vida mais descomplicada e desfrutar das coisas que realmente tem valor.
Anayra G Lamas Alcantara/ Aloysio P Teixeira
VEREDA VIVA Consultoria Ambiental LTDA
www.veredaviva.com.br