Previdência Privada: qual escolher PGBL ou VGBL?
[datar]Sabia que o InvestAfresp oferece Previdência Privada? Um produto flexível e atende a vários tipos de finalidade: seja para o acúmulo de capital, a renda complementar para as pessoas de terceira idade e os investimentos focados no futuro dos filhos e da família.
Como a Previdência não se trata apenas de um fundo, mas, sim, de um produto de acúmulo de recursos. Os benefícios são o regime tributário de alíquotas decrescentes; a facilidade do investimento e a possibilidade de investir uma parte em renda variável, sem esforço. Mas atenção: as alíquotas mais baixas incidem apenas sobre os valores aplicados há mais tempo. O segredo é investir a longo prazo: acompanhe a rentabilidade nos últimos 36 meses e observe o desempenho.
“A previdência é indicada também para os pais que pretendem pagar os estudos ou intercâmbio para os filhos. Se o associado fizer um plano logo que o filho nasce, terá 18 anos para acumular recursos”, analisa o administrador, que atua há mais de 25 anos em Previdência, Renato Follador.
Diferentemente de outros planos de investimentos, existem dois tipos de previdência: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e a Vida Gerador de Benefícios Livre (VGBL). A principal diferença? A dedução do IR pode ser feita até 12% de sua renda bruta, para quem faz a declaração completa, no PGBL. Existe também a possibilidade de postergar o pagamento atual do imposto (por exemplo 27,5%) para o momento do saque (chegando a 10%).
Já o VGBL é destinado para pessoas que não declaram o IR completo ou são isentas ou que desejam resgatar antes de 10 anos. Nesse caso, a pessoa só pagará tributos sobre o rendimento da aplicação em previdência privada, ao invés do valor total como acontece com o PGBL.
Em qual fundo você se encaixa? No momento da escolha dos fundos de investimentos, o diferencial é contar com fundos que se adequam ao perfil de cada indivíduo, desde fundos com 100% em renda fixa até fundos com 49% em renda variável, o que pode ser muito atrativo para quem tem foco a longo prazo. De acordo com a diretora de Previdência e Vida Resgatável da Mapfre, Maristela Loffreda Gorayb, para contratar um serviço com melhor rendimento, é ideal escolher um plano adequado ao perfil do investidor. “Depois de ter escolhido o perfil (conservador, moderador ou agressivo) são analisados os planos com melhores taxas, a fim de obter um retorno satisfatório nos últimos cinco anos. Só assim, será possível ver a competência do gestor do fundo em diferentes cenários e avaliar se há consistência na estratégia de gestão de longo prazo”.
A consultora W1 Finance está à disposição dos associados para realizar o serviço de Consultoria Financeira, por meio do telefone (11) 4301-7007.