No momento, você está visualizando Miguel Ângelo, Delegado Tributário Regional de Campinas, participa da Comissão Especial de Estudos sobre a Reforma Tributária

Miguel Ângelo, Delegado Tributário Regional de Campinas, participa da Comissão Especial de Estudos sobre a Reforma Tributária

Na última sexta-feira, 6 de junho, foi realizada a segunda reunião da Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre a Reforma Tributária na Câmara Municipal de Campinas. O encontro aconteceu no Plenarinho “Sala Sylvia Paschoal” e foi presidido pelo vereador Luis Yabiku (Republicanos), idealizador da comissão.

Com foco no tema “ISSQN/ICMS, Alterações e Repasses do IBS”, a reunião contou com a presença de representantes da área fiscal e financeira do poder executivo, além de sindicatos, associações de auditores fiscais, incluindo a Afresp, e especialistas de diferentes regiões do Brasil.

Durante o debate, o vereador Yabiku ressaltou a importância de envolver a população e os órgãos públicos municipais na discussão:

“Cabe à Câmara Municipal levar esse tema ao povo campineiro. É um assunto complexo que vai impactar a vida de todos. A mudança na forma de arrecadação pode afetar diretamente o orçamento do município. Precisamos debater e encontrar caminhos para minimizar as perdas”, destacou.

A proposta de reforma tributária em discussão no Congresso Nacional prevê a unificação de cinco tributos sobre o consumo (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) em um único imposto: o IBS — Imposto sobre Bens e Serviços. A transição exigirá uma profunda reestruturação do sistema de arrecadação dos municípios.

Yabiku também afirmou que o trabalho da comissão terá continuidade ao longo do ano, com a realização de mais seis reuniões temáticas. O objetivo é produzir um relatório final com propostas que ajudem a Secretaria de Finanças de Campinas a se preparar para as transformações, sugerindo medidas legais que possam proteger a arrecadação municipal, atrair empresas e garantir competitividade.

Durante o encontro, o Delegado Regional Tributário de Campinas, Miguel Ângelo Silva, também contribuiu discursando sobre os impactos esperados da reforma na atuação dos fiscos municipais.

O evento foi realizado com o apoio das entidades representativas: AFRESP, SINAFRESP, SINAUFIC e AFISCAMP.

Deixe um comentário