Gasolina adulterada pode prejudicar o veículo
[datar]
Abasteceu e o carro está falhando e perdendo desempenho? O problema pode ser o uso de gasolina adulterada. A adulteração pode provocar sérios danos ao veículo caso usada com frequência. As primeiras peças que sofrem danificações são os bicos injetores e as velas de ignição, responsáveis pelo bom funcionamento do veículo. Porém, o solvente também pode ressecar as peças de borracha e o combustível pode comprometer o motor e contaminar o filtro de combustível.
A modificação do combustível é feita com o etanol, ou seja, a quantidade de álcool na gasolina é maior do que a permitida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Atualmente, as distribuidoras credenciadas compram na refinaria a gasolina pura, do tipo A, e adicionam 25% de álcool anidro antes da revenda, sendo denominada tipo C.
Algumas atitudes podem ser tomadas para prevenir o problema, como realizar a limpeza no carburador ou nas válvulas injetoras e, para o sistema multiponto, é recomendado uma limpeza ultrassônica a retrolavagem, que é fundamental para a limpeza completa da válvula injetora. É indicada também a eliminação de combustível adulterado do veículo e a higienização de todo o circuito, inclusive o do tanque, a troca de todas as mangueiras de borracha e a substituição dos diafragmas do carburador e o filtro de combustível.
Veja alguns sinais identificadores da presença de gasolina adulterada:
- Motor começa a falhar logo após o abastecimento;
- Marcha lenta se torna irregular, com constantes oscilações e falhas;
- O escapamento expele água em excesso, mesmo depois do motor aquecido.