Fechar
Home Notícia Futuro do Brasil começa agora com Eurico De Santi

Futuro do Brasil começa agora com Eurico De Santi

17 de setembro de 2015 Notícia

Futuro do Brasil começa agora com Eurico De Santi

[datar]

“É possível melhorar o Brasil”, essa foi a frase de encerramento do professor de Direito Tributário da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eurico Marcos Diniz De Santi.

Com a palestra ‘Design Jurídico do ICMS, que queremos para o futuro do Brasil 2020, começando, agora, em 2015’, o professor comentou que o direito não revela a verdadeira verdade, mas, sim, constrói o cenário do futuro.

eurico_interna

É necessário mudar o sistema. Atualmente, o sistema tem uma alta complexidade e para resolver precisaria entender o que gera a hipercomplexidade. “Quanto mais direitos, temos mais inseguranças. O lícito é igual ao ilícito mais o planejamento; mais arrecadação e menos direitos, além da alta de autos de infração e o lançamento de homologação”, disse o professor.

Eurico apresentou três ideias: a primeira seria a Reforma qualitativa do Sistema tributário (Qualidade do Sistema). A nova bandeira de reforma dos auditores fiscais daria simplicidade e transparência ao trabalho, neutralidade e equidade, e, para isso, seria necessário definir a base de cálculo, ou seja, a receita líquida de impostos; o crédito financeiro e a isonomia pessoal.

A segunda ideia é o IVA nacional 3.0 – Modelo do Brasil para o mundo. “Para reconstruir o novo imposto, é preciso mudar. É difícil, mas o país precisa de dinheiro e é hora de criar um novo horizonte”, analisou Eurico.

O IVA Nacional tem como objetivo criar o IVA de 1% para todos os setores. Com isso, é possível ter devolução imediata dos créditos de importações e, com o tempo, um hiperimposto que funcione bem.

Já a terceira ideia é o uso da SPed/NFE para resgatar o lancto ofício e eliminar obrigações acessórias. Eurico comentou que será um IVA único e a voz da legalidade.

O novo IVA Nacional tem algumas vantagens como o novo paradigma de tributação sobre consumo; novo paradigma de não cumulatividade passado/futuro; a alíquota uniforme, que oferece estabilidade política para todos de forma igual e a alíquota ‘por fora’, que é o tributo que incide sobre outros tributos.

A previsibilidade, o SPed/NFE como novo paradigma de lançamento, a ressignificação do Auditor Fiscal (voz da legalidade e os direitos e líderes do processo) e a eliminação da guerra fiscal são mais benefícios que podem auxiliar criar um país melhor.


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?