Febrafite anuncia finalistas do Prêmio Educação Fiscal 2014
[datar]O presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Roberto Kupski, anunciou, no dia 28 de outubro, os finalistas do concurso Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2014.
O encontro aconteceu em um restaurante de Brasília e contou com a participação de integrantes da Comissão Julgadora do Prêmio, autoridades, patrocinadores, além de entidades parceiras.
Kupski comentou que o prêmio é de extrema importância para difundir o ensino sobre impostos para crianças e jovens. “Na edição deste ano, tivemos muitos projetos que envolvem crianças e até alunos de creches foram inseridos. A questão da cobrança de tributos é muito mal vista pelos brasileiros, mas não tem como o Estado cumprir o seu papel se não por meio dos impostos. Por esta razão, é fundamental conscientizar e acabar com este preconceito contra o tema entre os jovens e a população”.
Os dez finalistas estão divididos nas categorias Escolas e Instituições. Na categoria Escolas, os projetos que estão disputando o 1º, 2º e 3º lugar são Orçamento Participativo na escola: O Dinheiro é Público, mas a decisão também é minha em Alpestre, no Rio Grande do Sul; Educação Fiscal, Aprendendo Cidadania no município de Barroso em Minas Gerais; Com Contribuintes Conscientes o nosso Município, Estado e País Fica Diferente, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco; Pequenos Cidadãos, Polegares em Ação, Lindolfo Collor, Rio Grande do Sul; Desafios para Jovens do Século XXI em Moreira Sales, no Paraná; Projeto Sol ” Cidadão Legal!” em Santarém, no Pará.
Estão concorrendo às premiações na categoria Instituições as iniciativas Sonegômetro, Placar de Sonegação Fiscal no Brasil, do Distrito Federal; o Programa Municipal de Educação Fiscal, Disseminando Cidadania, de Manaus, no Amazonas; A Cidade Constitucional: Capital da República, de São Paulo; e a Educação Financeira e Fiscal, de Piraquara, no Paraná.
O Prêmio Educação Fiscal 2014 recebeu mais de 100 inscrições de empresas e entidades, distribuídas em 14 estados e no Distrito Federal. Parceria da Febrafite com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), a ação visa promover a discussão sobre a importância social dos tributos e o acompanhamento dos gastos públicos do Brasil. “A escolha foi difícil, pois o nível dos finalistas era alto. Temos projetos de universidades renomadas a entidades que se destacam no combate à sonegação fiscal no DF, entre outros”, disse o coordenador geral do Prêmio e vice-presidente da Febrafite, o auditor fiscal do Distrito Federal, Lirando de Azevedo Jacundá.
O concurso conta com o patrocínio da Petrobras, do Banco de Brasília (BRB) e com o apoio institucional das associações filiadas à Febratife, do Correio Braziliense, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB), do Grupo Globo, do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), do Centro de Interamericano de Administração Tributária (Ciat), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) do Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e do Portal Congresso em Foco.
A premiação acontecerá no dia 18 de novembro no Mezanino da Torre de TV de Brasília, localizado no Eixo Monumental. O evento está marcado para as 19 horas.