Fechar
Home Notícia Creche de Ituverava recebe recursos do Fundafresp no Centro de Convivência de Franca

Creche de Ituverava recebe recursos do Fundafresp no Centro de Convivência de Franca

22 de março de 2016 Notícia

Creche de Ituverava recebe recursos do Fundafresp no Centro de Convivência de Franca

[datar]

O almoço de Páscoa da Regional de Franca, que aconteceu no Centro de Convivência, foi palco da solenidade de entrega dos recursos do Fundafresp a duas entidades da cidade e uma de Ituverava, no dia 20 de março. Veja mais fotos do evento na página da Afresp no Facebook.

Participaram da cerimônia o prefeito de Franca, Alexandre Augusto Ferreira; o presidente da Câmara Municipal, Marco Antonio Garcia; o presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada; o coordenador do Fundafresp, José Rosa; o Conselheiro, Sebastião Tadeu de Vasconcelos; a diretora Regional Maria Mercedes Ares Blas Rosa; o Adjunto, Antonio Marques dos Santos Filho; o Auxiliar de Aposentados, João Batista de Matos; e o chefe do Posto Fiscal de Franca, José Paulo Jacovassi.

entrega_franca_interna
Entidades e membros da diretoria na entrega dos recursos do Fundafresp

O diretor de Aposentados iniciou a cerimônia lembrando que março é o mês da mulher, e homenageou Cecília, esposa do AFR João Paulo Morato, bastante atuante na Regional de Franca. Em seguida, o presidente Rodrigo Spada disse que é uma honra ser AFR e pertencente à Associação. “Nós herdamos a Afresp, que veio do trabalho de AFRs visionários. Há muito tempo, eles plantaram uma semente, acreditando em um sonho, e eles conseguiram construir tudo isso que temos hoje”.

O coordenador José Rosa contou um pouco de como surgiu a Afresp. “Há 20 anos os AFRs se reuniram para fazer algo diretamente na área social: pensaram em ser agentes transformadores da realidade social onde estão inseridos. Eles abdicam de parte do seu salário para contribuir com o Fundafresp”. Ele ainda ressaltou que o poder público não é capaz de atender a todos sozinho – e aí que entra a sociedade civil, por meio do trabalho nestas instituições. “A Constituição Federal mostra que a família, o governo e a sociedade que devem se preocupar em cuidar uns dos outros”.

A primeira entidade a receber os recursos foi o Departamento de Promoção Vicentina, de Franca, que tem 111 anos de existência e atende 24 idosos com sessões de psicologia, nutrição e terapia nutricional.

A Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca também foi agraciada com os repasses do Fundo, e foi representada pelo Padre Ovídio, que é coordenador da Pastoral do Menor do estado de São Paulo. A entidade cuida de 425 crianças em horários alternativos aos da escola, e 675 delas que permanecem ou em centro de detenção voluntária ou nas Fundações Casa.

A grande ganhadora do dia foi a Creche Nossa Senhora do Carmo, de Ituverava, cujo projeto de compra e instalação de equipamentos de combate a incêndio foi o vencedor do processo de votação do Edital 002/2015. A instituição atende 140 crianças, de 6 meses a 3 anos de idade, das 7h às 16h30, de segunda à sexta-feira.

O presidente Rodrigo retomou a condução da cerimônia, e disse estar emocionado em ouvir os testemunhos das instituições. “É muito bom fazer parte desta corrente do bem”. Ele chamou o presidente da Câmara Municipal de Franca, Marco Antonio Garcia, para participar. “As entidades são os pilares desta nação. Parabéns a vocês”. O prefeito da cidade, Alexandre Augusto Ferreira, falou em seguida. “As ONGs [organizações não governamentais] têm mais facilidade para atender as necessidades das pessoas, e dependemos de voluntários que se desprendem da sua vontade para ajudar o próximo”. Rodrigo encerrou sua apresentação dizendo que outras entidades de classe poderiam seguir o exemplo da Afresp e também criar iniciativas de combate à vulnerabilidade social”. Ao final, o padre Ovídio fez uma prece de agradecimento com todos os presentes.

No dia 20 de março, a Creche Nossa Senhora do Carmo, de Ituverava, receberá recursos do Fundafresp pelo seu projeto de implantação de sistema contra incêndio ter sido escolhido pelos filiados. O Departamento de Promoção Vicentina e a Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca também serão auxiliadas pelo Fundo. Diversas autoridades locais foram convidadas para acompanhar o evento. A solenidade será no Centro de Convivência da Afresp em Franca.