Creche de Ituverava recebe recursos do Fundafresp no Centro de Convivência de Franca
[datar]O almoço de Páscoa da Regional de Franca, que aconteceu no Centro de Convivência, foi palco da solenidade de entrega dos recursos do Fundafresp a duas entidades da cidade e uma de Ituverava, no dia 20 de março. Veja mais fotos do evento na página da Afresp no Facebook.
Participaram da cerimônia o prefeito de Franca, Alexandre Augusto Ferreira; o presidente da Câmara Municipal, Marco Antonio Garcia; o presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada; o coordenador do Fundafresp, José Rosa; o Conselheiro, Sebastião Tadeu de Vasconcelos; a diretora Regional Maria Mercedes Ares Blas Rosa; o Adjunto, Antonio Marques dos Santos Filho; o Auxiliar de Aposentados, João Batista de Matos; e o chefe do Posto Fiscal de Franca, José Paulo Jacovassi.
O diretor de Aposentados iniciou a cerimônia lembrando que março é o mês da mulher, e homenageou Cecília, esposa do AFR João Paulo Morato, bastante atuante na Regional de Franca. Em seguida, o presidente Rodrigo Spada disse que é uma honra ser AFR e pertencente à Associação. “Nós herdamos a Afresp, que veio do trabalho de AFRs visionários. Há muito tempo, eles plantaram uma semente, acreditando em um sonho, e eles conseguiram construir tudo isso que temos hoje”.
O coordenador José Rosa contou um pouco de como surgiu a Afresp. “Há 20 anos os AFRs se reuniram para fazer algo diretamente na área social: pensaram em ser agentes transformadores da realidade social onde estão inseridos. Eles abdicam de parte do seu salário para contribuir com o Fundafresp”. Ele ainda ressaltou que o poder público não é capaz de atender a todos sozinho – e aí que entra a sociedade civil, por meio do trabalho nestas instituições. “A Constituição Federal mostra que a família, o governo e a sociedade que devem se preocupar em cuidar uns dos outros”.
A primeira entidade a receber os recursos foi o Departamento de Promoção Vicentina, de Franca, que tem 111 anos de existência e atende 24 idosos com sessões de psicologia, nutrição e terapia nutricional.
A Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca também foi agraciada com os repasses do Fundo, e foi representada pelo Padre Ovídio, que é coordenador da Pastoral do Menor do estado de São Paulo. A entidade cuida de 425 crianças em horários alternativos aos da escola, e 675 delas que permanecem ou em centro de detenção voluntária ou nas Fundações Casa.
A grande ganhadora do dia foi a Creche Nossa Senhora do Carmo, de Ituverava, cujo projeto de compra e instalação de equipamentos de combate a incêndio foi o vencedor do processo de votação do Edital 002/2015. A instituição atende 140 crianças, de 6 meses a 3 anos de idade, das 7h às 16h30, de segunda à sexta-feira.
O presidente Rodrigo retomou a condução da cerimônia, e disse estar emocionado em ouvir os testemunhos das instituições. “É muito bom fazer parte desta corrente do bem”. Ele chamou o presidente da Câmara Municipal de Franca, Marco Antonio Garcia, para participar. “As entidades são os pilares desta nação. Parabéns a vocês”. O prefeito da cidade, Alexandre Augusto Ferreira, falou em seguida. “As ONGs [organizações não governamentais] têm mais facilidade para atender as necessidades das pessoas, e dependemos de voluntários que se desprendem da sua vontade para ajudar o próximo”. Rodrigo encerrou sua apresentação dizendo que outras entidades de classe poderiam seguir o exemplo da Afresp e também criar iniciativas de combate à vulnerabilidade social”. Ao final, o padre Ovídio fez uma prece de agradecimento com todos os presentes.
No dia 20 de março, a Creche Nossa Senhora do Carmo, de Ituverava, receberá recursos do Fundafresp pelo seu projeto de implantação de sistema contra incêndio ter sido escolhido pelos filiados. O Departamento de Promoção Vicentina e a Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca também serão auxiliadas pelo Fundo. Diversas autoridades locais foram convidadas para acompanhar o evento. A solenidade será no Centro de Convivência da Afresp em Franca.