Nesta quarta-feira (13), o presidente da Afresp, Rodrigo Spada, e a diretora de Comunicação, Vanessa Murayama, reuniram-se com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, e o secretário executivo do Conselho Deliberativo Estadual, Oziel Estevão. O encontro aconteceu na sede da entidade, na capital paulista.
Na ocasião, discutiram problemas do sistema tributário nacional e fizeram um breve panorama sobre o regime tributário das micro e pequenas empresas. “Somos reféns de um sistema que precisa urgentemente ser simplificado. Os contribuintes são os principais afetados”, afirmou Meirelles.
O presidente Spada, por sua vez, explicou que, ao lidar com uma matéria-prima altamente anacrônica e disfuncional, como é o caso do ICMS, “o fisco também é vítima desse sistema e tem sua imagem desgastada perante a sociedade civil”, afirmou.
Na sequência, Tirso Meirelles propôs iniciar uma parceria inédita com a Afresp, visto que ambas as entidades têm interesses em comum: buscar caminhos e alternativas ao sistema tributário nacional, por meio de debates com uma rede de atores interessados no tema.
Ao final do encontro, os representantes foram convidados para participar do próximo Congresso Febrafite. O presidente Rodrigo Spada ainda reforçou a importância da presença do Sebrae no evento e sugeriu a participação de porta-vozes da entidade para integrar um painel de debate sobre tema ainda a ser definido.
Nesta edição, o Congresso discutirá “um novo paradigma fisco-contribuinte”. O evento acontecerá de 16 a 19 de junho, em São Paulo.