Fechar
Home Notícia VIVA é tema de entrevista na TV Aberta São Paulo

VIVA é tema de entrevista na TV Aberta São Paulo

18 de julho de 2017 Notícia

VIVA é tema de entrevista na TV Aberta São Paulo

[datar]

Defender alternativas ao complexo sistema tributário nacional, corrompido, primordialmente, pelo ICMS: esse é um dos principais objetivos do Movimento VIVA, apresentado pelo presidente, Rodrigo Spada, e o diretor de Assuntos Estratégicos e Comunicação da Afresp, José Roberto Lobato, em entrevista ao programa Cidadania e Serviço Público, da TV Aberta São Paulo, no último domingo (16).

Liderado pela Afresp e idealizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o projeto tem o compromisso de alertar sobre a urgência de uma reforma tributária da base do consumo. “Precisamos de um modelo mais generoso para o país e incentivar o desenvolvimento econômico”, alertou Spada.

Partindo desse pressuposto, o VIVA defende 10 princípios (veja imagem abaixo) norteadores de um modelo tributário que incorpore em sua proposta eficiência e qualidade. “Nós queremos um imposto transparente que permita ao consumidor saber o que está pagando e quanto está pagando”, completou Lobato.

Do caos à ordem

Dar sobrevida à guerra fiscal instaurada entre os estados representa perpetuar um modelo tributário esgotado e prejudicial à sociedade e ao setor empresarial, defende Spada. “Isso resulta em uma perda de competitividade dos produtos brasileiros em relação ao mercado internacional”, explica.

O VIVA conta com o apoio da Fiesp, CIAT, Encat, Febrafite, CCiF, Instituto ETCO e da Associação Paulista de Municípios. Para os idealizadores, reverter esse cenário significa engajar instituições de peso, de maneira que, juntas, consigam formar e organizar uma rede consistente de multiplicadores: “Nós queremos ouvir opiniões de entidades de classe, juristas, contabilistas, economistas, etc”.

Embora o projeto tenha surgido de uma iniciativa da classe, que convive com uma matéria-prima anacrônica e disfuncional, os impactos também são sentidos do lado de fora. “Esse não é um problema de quem opera o imposto, é, sim, um problema da nação, porque o nosso modelo tributário tem grande impacto na economia”, falou Lobato.

E-2-card_Viva_Afresp

Seminário Internacional

O Seminário Internacional Tributo ao Brasil, terceira fase do projeto, foi lembrado pelos idealizadores. O evento, que aconteceu no mês de maio, apresentou um panorama do sistema tributário brasileiro atual e algumas experiências internacionais de tributação do IVA na Argentina e na Espanha. Também debateu três diferentes propostas de reforma tributária e como a União, estados, setor empresarial e academia se posicionam frente a um novo modelo.


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?