Fechar
Home Notícia Spada preside mesa sobre Inteligência Artificial na 8ª Conferência Nacional das Carreiras de Estado

Spada preside mesa sobre Inteligência Artificial na 8ª Conferência Nacional das Carreiras de Estado

25 de setembro de 2024 Notícia

O presidente da Febrafite e da Afresp, Rodrigo Spada, participou nesta quarta-feira (25) da 8ª Conferência Nacional das Carreiras de Estado, realizada pelo Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado), entidade da qual Spada é vice-presidente. O evento, realizado em Brasília, teve como tema central “Democracia e Sustentabilidade na Era Digital”.

Spada presidiu a Mesa “Marco Regulatório para a Inteligência Artificial”, que contou com palestras de Víctor Rodríguez Prieto, Vice-Presidente da FEDECA – Federación española de Asociaciones de los Cuerpos Superiores de la Administración Civil del Estado; Juliano Rodrigues Ferreira, Diretor de Tecnologia da ABIN; e Thaciana Guimarães de Oliveira Cerqueira, Coordenadora Geral de Fomento à Inteligência Artificial responsável na Secretaria de Governo Digital. 

Em sua fala de abertura, Spada pontuou que o mundo tem visto acelerar o movimento de regulamentação da Inteligência Artificial enquanto no Brasil as iniciativas neste sentido ainda são incipientes. Ele destacou ainda o pioneirismo e excelência do Fisco no trato de grandes bases de dados, o que permite que já existam projetos de inteligência artificial – tanto na Receita Federal como nos estados – atingindo bons resultados em análises de operações com cripto ativos, lançamentos fictícios e identificação de empresas noteiras.

Víctor Rodríguez Prieto afirmou que as regulamentações de IA na Europa e na Espanha foram feitas com os compromissos de melhorar os serviços públicos e proteger os direitos fundamentais, especialmente a privacidade, liberdade, justiça e igualdade.

Thaciana Cerqueira fez um panorama nacional e internacional dos conteúdos das regulamentações e destacou o papel dos servidores públicos neste processo, citando um relatório da OCDE: “A capacitação dos servidores públicos é essencial para garantir que os governos possam responder de forma eficaz aos desafios complexos e em constante mudança que enfrentam”. 

Por fim, Juliano Ferreira afirmou que os objetivos do marco regulatório devem ser a garantia da segurança e confiança, a proteção dos direitos fundamentais, a promoção da inovação e desenvolvimento, além da mitigação dos riscos relacionados à IA. 


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?