SAT comemora a marca de 100 milhões de Cupons Fiscais eletrônicos (CF-e) em aniversário de um ano
[datar]![1s](https://www.afresp.org.br/NovoAfresp/wp-content/uploads/2015/11/1s1.jpg)
Em 4 de novembro, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo comemorou o primeiro aniversário da emissão efetuada pelo Sistema Autenticador e Transmissor (SAT) de um cupom fiscal, no Grande Auditório da Secretaria da Fazenda, na capital. O evento “SAT – Um ano de mudanças para o varejo paulista” reuniu todos os setores participantes do projeto.
Participaram do encontro representantes da Fazenda, da Universidade de São Paulo (USP), da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), representantes sindicais, contabilistas e contribuintes varejistas. O presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada, prestigiou a celebração. O público era de, aproximadamente, 250 pessoas.
A mesa de abertura foi composta por Fernando Mendroni (Coordenador Adjunto da CAT), Evandro Alpoim Freire (Coordenador de Tecnologia e Gestão Estratégica), Rogério Akira (Diretor da DEAT), Marcelo Fernandez (Diretor Adjunto da DEAT) e o professor, doutor e engenheiro Mário Dias.
No total, foram sete painéis, que tiveram como objetivo analisar o processo de implantação de tecnologia, seus benefícios e os resultados obtidos. As palestras foram apresentadas por representantes de todos os setores envolvidos no projeto – Secretaria da Fazenda, Universidade de São Paulo (USP), contabilistas, Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), representação sindical e contribuintes varejistas, entre eles o Grupo Pão de Açúcar e o MC Donalds.
Segundo Marcelo Fernandez, a primeira transmissão foi realizada em um posto de combustíveis da capital e, em um ano, cerca de 100 milhões de Cupons Fiscais eletrônicos (CF-e) foram enviados no Estado usando a tecnologia. “ O objetivo do SAT é modernizar a emissão de documentos fiscais no varejo, criar um novo tipo de documento fiscal eletrônico mais abrangente do que o cupom fiscal, simplificar as obrigações acessórias do varejo e reduzir custos”, explicou. Ele ainda disse que, até 2020, o sistema abrangerá um milhão de estabelecimentos comerciais inscritos no ICMS.
![3s](https://www.afresp.org.br/NovoAfresp/wp-content/uploads/2015/11/3s.jpg)
Para o consultor jurídico do Sindicato do Comércio varejista de produtos farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sincofarma), André Jaber, o SAT trouxe benefícios, superou as expectativas do empresariado, facilitou e agilizou a venda ao cliente.
O presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada, disse que eventos como esse são de extrema importância para categoria. “Nesta tarde, podemos conhecer mais de perto este grandioso trabalho que evidencia a inteligência do fisco paulista e ouvir os depoimentos do empresariado que se beneficiou com a nova medida”, finalizou.
![4s](https://www.afresp.org.br/NovoAfresp/wp-content/uploads/2015/11/4s.jpg)
Sobre o SAT
O Sistema Autenticador e Transmissor (SAT) é um hardware responsável pela geração do Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), sua assinatura digital e transmissão periódica à Secretaria da Fazenda, sem a necessidade de o contribuinte intervir ou formatar arquivos – basta que ele emita o documento fiscal pelo equipamento.
O equipamento SAT praticamente elimina erros no envio, fator que contribuirá para a redução do número de reclamações dos consumidores, autuações e multas dos lojistas. Os extratos dos documentos fiscais emitidos pelo sistema terão QRCode, que permitirá ao consumidor checar dados da compra e a validade do documento com o uso de smartphone e aplicativo específico da Secretaria da Fazenda.
Os varejistas não precisarão mais instalar um equipamento por caixa registradora. O SAT pode ser compartilhado por vários caixas e impressoras. Se o ponto-de-venda não estiver conectado à internet, o equipamento armazena todas as operações para serem enviadas à Secretaria da Fazenda assim que estabelecer conexão à internet, ou pelo computador do escritório do estabelecimento comercial.
Informações adicionais sobre o SAT e o vídeos dos painéis podem ser obtidas em www.fazenda.sp.gov.br/sat.