Fechar
Home Notícia Rodrigo Spada debate os desafios da reforma tributária no 8º Fórum Internacional de Tributação

Rodrigo Spada debate os desafios da reforma tributária no 8º Fórum Internacional de Tributação

11 de setembro de 2024 Notícia

O presidente da Afresp e da Febrafite, Rodrigo Spada, participou, nesta quarta (11/09), do 8º Fórum Internacional de Tributação. Ele integrou o painel “Desafios e Perspectivas da Reforma Tributária – Equilíbrio fiscal e otimização de incentivos”. O evento, promovido pela Faculdade Brasileira de Tributação (FBT) e Conceito Seminários, teve como objetivo discutir as novas fases da reforma tributária.

Participaram do mesmo painel a Procuradora da Fazenda Nacional (PGFN) Lana Borges; o Secretário de Fazendo do Município de São Paulo e Diretor Parlamentar da Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), Luis Felipe Vidal Arellano; o advogado e professor da USP, Heleno Torres; o professor da Universidade de Guadalajara, Eduardo Martínez Robles; e o Sócio de Impostos Diretos da RVC Advogados, Fernando Giacobbo, que moderou o painel.

rodrigo no 8º Fit (1)

Em sua fala, Rodrigo Spada destacou o papel fundamental dos auditores fiscais na discussão da reforma e apontou os ganhos obtidos com a reforma em termos de competitividade, melhoria para o ambiente de negócios e capacidade de arrecadação dos entes públicos. 

Ele também abordou uma das principais mudanças trazidas pela reforma: a tributação no destino, que permitirá que cada cidadão contribua com impostos para o seu próprio município. “A população do Piauí ou do interior do Maranhão que assina Netflix paga impostos que acabam ficando com a cidade de São Paulo, onde a sede da empresa está localizada. É esse tipo de país que queremos?”, questionou.

Spada ainda tratou questões como a não-cumulatividade no novo sistema, o split payment e fraudes tributárias. 

 “Acreditamos que o Brasil terá um sistema tributário tecnológico e mais avançado do que muitos outros países porque somos referência em administração tributária. Fomos o primeiro país a implantar a nota fiscal eletrônica em grande escala, temos a nota fiscal ao consumidor e integramos o crédito vinculado aos pagamentos”, concluiu. 


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?