Reunião do Conselho Deliberativo discute assuntos de interesse da classe
[datar] O Conselho Deliberativo se reuniu em 17 de setembro na sede da Afresp, e contou com a presença de 23 Conselheiros, sendo 15 titulares e oito suplentes. Pela mesa diretora, estiveram presentes o vice-presidente do C.D. Luiz Carlos Benicio, que representou o presidente Paulo Henrique Cruz, e o 1º secretário, Pedro de Oliveira Abrahão.Pela diretoria Executiva, compareceram o 1º vice-presidente e diretor da Amafresp e de Inscrição, Alexandre Lania Gonçalves, representando o presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada; o diretor Financeiro, Denis da Cruz Mângia Maciel; e o diretor de Comunicação, José Roberto Soares Lobato. O vice-presidente Benício concedeu a palavra ao diretor Alexandre Lania, que agradeceu a presença de todos do Conselho, em nome do presidente Rodrigo Spada.
O primeiro item da pauta foi a ata da Reunião Ordinária do C.D., em 26 de agosto, que foi aprovada por unanimidade. O item seguinte foi a leitura do Relatório de Acompanhamento Orçamentário do 2º trimestre de 2016, feito pela Comissão Fiscal. O presidente da Comissão, Thiago Martins, apresentou os pontos mais importantes do documento, e recomendou sua aprovação.
O diretor Denis foi questionado sobre o andamento da construção do Centro de Convivência Urbano da Capital (CCU), cujo valor foi aprovado em reunião do C.D. em 2015, e que consta no relatório de acompanhamento do 2º trimestre. Denis disse que o processo da assinatura do contrato está na fase final, e que também o projeto arquitetônico elaborado para a reforma dos dois andares que abrigarão o CCU será aproveitado.
O Conselheiro Henning Mario von Rautenfeld lembrou como foi a concepção do CCU, e disse que a obra vai beneficiar muito os colegas que trabalham no Predião e os que vêm do interior.
O assessor da mesa diretora, Roberto Chiaverini, ressaltou que o valor das reformas feitas em imóveis alugados deve ser descontado do valor total do aluguel. O diretor Denis disse que, por ser um investimento relevante, o departamento Jurídico da Afresp tem trabalhado com essa informação.
O Conselheiro Paulo Henrique do Nascimento perguntou se os investimentos que foram orçados para 2016 não tiverem sido realizados na sua totalidade até o fim do ano, se serão realocados para 2017. O diretor respondeu que sim, haverá a realocação, e o Conselheiro Paulo pediu um esforço da Diretoria para que o orçamento seja realizado até o fim do exercício, se possível, mas com bastante responsabilidade.
Foi colocado em votação o relatório da Comissão Fiscal, que foi aprovado por unanimidade.
Em seguida, adentrou-se no item da pauta referente à criação do Fundo de Apoio ao AFR. O presidente em exercício do Conselho, Luiz Carlos Benicio, determinou que o item fosse retirado da pauta para que os Conselheiros possam levar a proposta de criação do Fundo para suas bases, de forma a apresentá-lo aos colegas. Decidiu-se, entretanto, ouvir as opiniões dos Conselheiros.
Após ampla discussão, foi proposta a leitura do parecer da Comissão Fiscal para elucidação dos pontos favoráveis e desfavoráveis à criação do Fundo. O parecer da Comissão Fiscal se manifestou contrário à sua criação. O assunto foi muito debatido pelos Conselheiros, que fizeram várias sugestões sobre alguns artigos do regulamento, ficando clara a necessidade de maior discussão sobre o tema. Apesar de vários Conselheiros manifestarem-se pela votação imediata da matéria, o presidente em exercício do Conselho, Luiz Carlos Benicio, conforme já havia decidido, retirou o tema da pauta para que fosse melhor estudado.
Outro assunto discutido foi sobre o contrato de prestação de serviços de recontratualização e revitalização dos credenciados da Amafresp. O diretor da Amafresp, Alexandre Lania Gonçalves, apresentou dois colaboradores da Amafresp, o coordenador operacional administrativo, Alexandre Palácio; e a coordenadora de credenciamento, Liliana Torres de Barros de Antônio, para explicar aos Conselheiros como esse processo foi feito.
Primeiramente, Lania disse que a recontratualização foi uma exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que, portanto, deveria ser feita. Para tanto, a Amafresp contratou a auditoria e consultoria Deloitte. Os colaboradores explicaram a complexidade da recontratualização e como funciona o setor de credenciamento da Amafresp.
Para Lania, a recontratualização será benéfica para a Amafresp, tanto para atualizar os dados dos credenciados quanto para modernizar os procedimentos de registro de atendimentos entre a Amafresp e o credenciado.
Depois de bastante discussão e esclarecimento de dúvidas, o relatório da Comissão Fiscal sobre a Recontratualização dos credenciados Amafresp foi aprovado por unanimidade.
O item seguinte da pauta foi sobre a campanha “#somostodoscontribuintes” da Afresp em outdoors em rodovias. O diretor de Comunicação, José Roberto Soares Lobato, explicou aos Conselheiros como a campanha foi elaborada e pensada. O objetivo foi promover a imagem da classe de maneira indireta, trazendo o consumidor final também como contribuinte de impostos. Lobato disse que o custo da Afresp foi somente com a impressão das lonas para os outdoors, visto que os espaços foram cedidos gratuitamente, assim como a elaboração das peças publicitárias.
Para Lobato, na semana de lançamento da campanha, foi anunciado o PLP 257, que mobilizou o funcionalismo público e desviou as atenções para as discussões em Brasília. Os Conselheiros discutiram bastante sobre a finalidade da campanha e o momento no qual ela foi apresentada. Foi votada a elaboração de um ofício para a diretoria Executiva solicitando mais informações sobre a campanha, que foi aprovada, e recebeu dois votos contrários.
A alteração do regulamento do Fundafresp – Casa do AFR foi outro assunto da pauta da reunião. O vice-presidente Benício disse que recebeu um ofício da diretoria Executiva para divulgar dois regulamentos do Fundafresp, um feito pela Diretoria e outro feito pelo Conselheiro João Álfaro Soto, para que sejam publicados no site da Afresp, postergando, assim, as decisões.
O próximo assunto da reunião foi sobre o funcionamento das Comissões Técnicas do Conselho Deliberativo. O Conselheiro Paulo Henrique do Nascimento, que fez o requerimento para colocar o assunto em pauta, disse ser importante enviar uma pesquisa de satisfação aos associados para saber como eles veem o trabalho da Afresp, de forma a munir a Diretoria Executiva com os problemas apontados pelos colegas. A ideia de dar sequência à pesquisa e à elaboração das perguntas foi aprovada.
O presidente em exercício, Luiz Carlos Benicio, informou aos Conselheiros que há um levantamento das ações judiciais nas quais a Afresp é autora ou ré, e os Conselheiros podem procurar a Secretaria do C.D. para conhecê-los.
O item seguinte foi sobre a prestação de contas do Fundafresp, com a distribuição dos recursos às entidades em forma de doações mensais ou pelas premiações por projetos. Foi aprovado um ofício solicitando à Diretoria Executiva a prestação de contas do Fundafresp.
Ao fim da reunião, foram discutidos outros assuntos de interesse da classe. Com relação ao centro de compras da Afresp e às renovações dos seguros de automóveis, alguns Conselheiros relataram problemas e ficou decidido que os Conselheiros os relatassem à mesa diretora, os quais serão discutidos com a Diretoria Executiva.
Foi informado também pelo 1º secretário, Pedro de Oliveira Abrahão, que, recentemente, ele e o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Cruz, estiveram no Palácio dos Bandeirantes conversando com o chefe da Casa Civil, deputado Samuel Moreira. Foi conversado a respeito do momento difícil pelo qual passa a classe, e solicitada a intervenção com o governador sobre as reivindicações da classe.
Por fim, o vice-presidente Benício informou sobre o envio do ofício à Associação dos Auditores de Tributos de Goiânia e também à Câmara Municipal daquela cidade parabenizando pela aprovação de emenda que assegura o status de carreira típica de estado aos auditores de tributos de Goiânia, o que causou um impacto extremamente positivo.