Na Reunião Ordinária de 24 de março, que aconteceu na sede da Afresp, estiveram presentes 22 Conselheiros titulares e dois suplentes. Pela Mesa Diretora, estiveram presentes o presidente do Conselho, Luiz Carlos Toloi Junior; o vice-presidente, Miguel Angelo Carvalho da Silva; a 1ª secretária, Marcia Maria Marchetti do Couto; e o 2º secretário, Pedro de Oliveira Abrahão.
O presidente Toloi informou aos presentes que, em virtude de não serem mais distribuídos materiais nas reuniões via cópias em papel, por terem sido enviados por e-mail e serem projetados em tela durante a reunião, não foram impressas 696 folhas, o que resultou em economia de recursos para a Afresp e contribuição para a preservação do meio ambiente.
Em seguida, a ata da reunião de 24 de fevereiro foi aprovada por unanimidade.
O item seguinte da pauta foi o Regimento Interno do C.D. O vice-presidente Miguel Angelo apresentou os principais itens do documento para conhecimento dos Conselheiros e também para iniciar discussões sobre a revisão do Regimento.
Com a discussão dos itens do Regimento, o presidente Toloi ressaltou a importância de formação de um grupo de estudo para elaborar proposta de revisão do documento. Foram designados os Conselheiros Gilmar Domingos Macarini, Luciana Grillo, Eduardo Gonçalves, Márcia Marchetti e Pedro Abrahão para formar o grupo de estudo, e Luciana Grillo foi nomeada como coordenadora.
Na sequência, foi apresentado o acompanhamento orçamentário do Conselho Deliberativo de janeiro a março de 2018. Foram apresentados, depois, os presidentes das Comissões Técnicas do C.D.:
Assessoria Administrativa e de Regionais: Valter Gama Caldini;
Seguros em Geral: José Francisco de Almeida (2018); José Rubens da Silva (2019); Ana Paula Galletta Machado (2020);
Imprensa e Comunicação: Sebastião Tadeu de Vasconcelos (2018); Fernando Bellini (2019); Carlos Augusto Gomes Neto (2020);
Assessoria Legislativa: Luciana Moscardi Grillo;
Saúde: Paulo Henrique do Nascimento (2018), Everaldo de Melo Brandão (2019) e Carlos Doro Filho (2020).
Toloi falou da possibilidade de ocorrerem reuniões extraordinárias do C.D., inclusive às sextas-feiras à noite e aos sábados, principalmente para convidar os diretores da Amafresp e do InvestAfresp para apresentarem suas áreas. As reuniões deverão ocorrer em 4 e 5 de maio.
Os Conselheiros discutiram questões de interesse da classe, como a votação da PEC 5 e do PLC 25 na Assembleia Legislativa, além de outras demandas classistas. Esse momento contou também com a presença do presidente da Diretoria Executiva, Rodrigo Keidel Spada, que discursou sobre a importância da aprovação de ambos os projetos de lei para a categoria.
Na sequência, o 1º tesoureiro e diretor Financeiro, Luan Zacharias Silva, e a gerente financeira, Raquel Gonçalez, apresentaram a diretoria aos Conselheiros para que eles possam conhecer um pouco mais dos números da Afresp, como as receitas, despesas e aplicações financeiras da Associação. Em seguida, o diretor Financeiro, o presidente da Afresp, Rodrigo Spada, e o do C.D., Luiz Carlos Toloi Junior, solucionaram dúvidas dos Conselheiros sobre o departamento.
Por fim, foi apresentado o Relatório de Acompanhamento Orçamentário do 4º trimestre de 2017 da Afresp pelo presidente da Comissão Fiscal, Gerson Alanis Lamera. O relatório foi aprovado pelos membros do C.D.