Fechar
Home InvestAfresp Resoluções financeiras para cumprir ao longo do ano

Resoluções financeiras para cumprir ao longo do ano

30 de janeiro de 2019 InvestAfresp

Janeiro já está quase no fim, mas ainda dá tempo para você se planejar e organizar suas finanças em 2019. A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) propõe algumas resoluções financeiras, que poderiam compor a lista de metas para atingir objetivos em pequeno, médio e longo prazo. Confira:

Deixe suas contas no débito automático

 

A maneira mais rápida e fácil é passar o pagamento de todas as contas para o débito automático. Desse jeito, você não precisará mais ocupar a cabeça ou o celular com lembretes. Só não esqueça de checar sua conta corrente frequentemente, para verificar se os pagamentos estão acontecendo conforme o esperado.

Priorize o pagamento à vista

 

O parcelamento de consumos desse tipo é um dos grandes vilões do controle financeiro. É que depois de pagar a primeira prestação de uma compra, as pessoas acabam “esquecendo” que ainda há outra, e outra, e mais outra para quitar. É fácil acumular vários parcelamentos e, no fim, acabar com o orçamento seriamente comprometido.

Monte um orçamento

 

Fazer um orçamento não é simplesmente anotar o que você gastou. É bem mais do que isso. Primeiro, é determinar qual renda você terá em um determinado período. Depois, calcular quais serão os gastos no mesmo período. E por fim, entender como está o andamento das suas dívidas e estabelecer quanto será possível investir. Com esses itens organizados, fica muito mais fácil cumprir os objetivos financeiros que você estabelecer para si mesmo.

Começar uma reserva financeira

 

Ter uma reserva de financeira precisa ser uma prioridade para todo mundo que pensa em garantir um futuro financeiro saudável. Essa poupança deve ser equivalente a alguns meses dos seus gastos, tudo depende do quanto você acha que é o suficiente para se sentir seguro financeiramente.

Fonte: Anbima

Tags: