Por Karin Hetschko
Integrantes de associações que formam o Fórum Permanente de Carreiras de Estado (FOCAE-SP) participaram, na tarde desta segunda-feira (18/3), de uma reunião para discutir apontamentos do texto da PEC 6/19, que trata da Reforma da Previdência, enviada ao Congresso Nacional pelo atual governo federal. A reunião foi conduzida pelo coordenador do Fórum, Fernando Bartoletti, também presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), na sede da entidade.
Os dirigentes das associações, durante o encontro, afirmaram que o texto da PEC prejudica tanto o servidor público como quem trabalha na iniciativa privada —, além de trazer perda de direitos dos que já estão nos sistemas previdenciários atuais.
Como o tema é muito denso e o texto já começa a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (25/3) para alinhar estratégias do grupo.
Além de Fernando Bartoletti, participaram da reunião o presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado; o 1º tesoureiro e o 1º secretário da APMP, Renato Kim Barbosa e Tiago Rodrigues, respectivamente; a secretária-geral da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), Mônica Ferreira Lima; o diretor-financeiro da Apesp, Fabrizio de Lima Pieroni; a presidente da Associação dos Procuradores do Município de São Paulo (APMSP), Soraya Santucci Chehin; o presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), Augusto Barbosa; o diretor administrativo da Apadep, Rafael Galati Sábio, o presidente da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) e 1º vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Rodrigo Spada; o vice-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de São Paulo (Sindaf-SP), Rafael Aguirrezábal; o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar (AOPM), cel. Antonio Chiari; o diretor de colônias da AOPM, cel. Arivaldo Sergio Salgado; e o tesoureiro-geral da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp), Rodrigo Lacordia.