O presidente da Afresp e 1º vice-presidente da Febrafite, Rodrigo Keidel Spada, é o novo coordenador-geral do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, que, em 2018, alcança sua sétima edição. A divulgação foi feita durante o lançamento dessa edição na 5ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, em Brasília, nesta quarta (18).
Como coordenador da premiação, Spada substituirá Lirando de Azevedo Jacundá, primeiro vice-presidente da Febrafite durante os 16 anos da gestão de Roberto Kupski e presidente da entidade por dois mandatos.
O prêmio valoriza as melhores práticas de educação fiscal, que atuam sobre a conscientização social dos tributos e sua correta aplicação. “Gostaria de convidar e incentivar pessoas que ajudam a promover a educação fiscal neste País a inscreverem os seus projetos”, disse Spada durante o lançamento. As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira (19), via site oficial da iniciativa, e seguem até 13 de julho.
Para concorrer, os interessados devem se inscrever em uma das três categorias do prêmio: escolas, instituições e profissionais de imprensa. A premiação está prevista para o dia 28 de novembro, em Brasília.
Durante o lançamento, Spada ainda discorreu sobre a importância do prêmio em uma sociedade fragmentada, como a brasileira, e que vive tempos de crises moral e política: “A ação é a prova de que nós, cidadãos comuns, podemos fazer a diferença. A educação fiscal proporciona o pleno exercício da democracia e, nesse sentido, o prêmio é capaz de dar visibilidade a projetos que trabalham o tributo como sendo o principal elemento de promoção das políticas públicas”.
Sete trabalhos postulantes serão os vencedores desta edição. Os prêmios em dinheiro variam de R$ 3 mil a 10 mil. Coordenadores dos projetos também serão premiados com valores de R$ 1 mil cada. Confira a premiação para cada categoria no site da iniciativa.
Nova gestão da Febrafite
O presidente Rodrigo Keidel Spada foi empossado 1º vice-presidente da Febrafite no dia 16 de março, em Fortaleza (CE), durante cerimônia de posse da nova diretoria. A nomeação foi oficializada pelo Conselho Deliberativo da Federação e, de acordo com o estatuto da entidade, os novos membros devem cumprir seus mandatos de 2018 a 2020.
Além da indicação de Spada, Juracy Soares, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará e presidente da Auditece, foi nomeado o próximo presidente a conduzir a Febrafite até 2020. Soares substituiu o auditor fiscal do Rio Grande do Sul Roberto Kupski, que deixou o cargo após 16 anos consecutivos de trabalhos à frente da Federação.