Presidente Rodrigo Spada se reúne com o ministro da Educação e com o senador Armando Monteiro em Brasília
[datar]A educação fiscal e o Movimento VIVA ganharam reforços importantes na última semana: o presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada, participou de reuniões com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, e com o senador Armando Monteiro (PTB-PE), no dia 14 de junho, em Brasília.
O primeiro encontro foi com o ministro da Educação. Rodrigo Spada, que também é 2º vice-presidente da Febrafite, ressaltou a importância da inclusão da educação fiscal na grade curricular nacional. “Acreditamos que só vamos construir um país melhor com mais educação fiscal. A educação fiscal é a porta de entrada para a cidadania”, afirmou. O ministro conheceu o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, organizado pela Febrafite e Esaf, e se mostrou bastante animado com a proposta.
Spada entregou ao ministro um ofício, assinado por ele e pelo presidente da Febrafite, Roberto Kupski, convidando-o para participar da cerimônia de premiação dos melhores projetos, que será no dia 29 de novembro, em Brasília.
O ministro José Mendonça Bezerra Filho é pernambucano nascido em Recife e já foi governador e vice-governador de Pernambuco, secretário de Estado, deputado estadual e federal – foi no seu mandato na Câmara dos Deputados que ele apresentou projetos para ampliação do Fies para alunos de autarquias municipais e de estabelecer 6 anos como idade máxima para alfabetização de crianças na rede pública de ensino.
Em seguida, o presidente se reuniu com o senador Armando Monteiro no Senado Federal. Eles conversaram por quase meia hora sobre reforma tributária – que é o foco do Movimento VIVA, também citado no encontro. O senador é ex-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), e se mostrou bastante conhecedor da importância de uma reforma tributária. O presidente Rodrigo afirmou que o senador parabenizou a iniciativa do Movimento e manifestou seu apoio. “Ele concluiu que a pauta do Movimento VIVA é a pauta dele também. Se, além da academia e das entidades que representam o Fisco, que já estão do nosso lado, tivermos o apoio de entidades de empresários, como esse da CNI, o nosso Movimento VIVA ganha muita força”.
O senador foi presidente do PTB, partido do deputado Campos Machado, autor da PEC 5/2016 (que estabelece o teto único remuneratório do funcionalismo público do estado de São Paulo), esse assunto também foi tratado na reunião, que envolveu a solicitação de apoio do senador a Campos Machado na Assembleia Legislativa paulista.
Armando Monteiro é de Recife e está no seu segundo mandato como senador. Foi deputado federal por três legislaturas, é graduado em administração de empresas e direito. Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e presidente da Confederação Nacional da Indústria e da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco.