Presidente da Afresp participa de Seminário sobre Governança Pública em Brasília
[datar]O presidente da Afresp e vice-presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, irá participar, às 14 horas, nesta quarta-feira (19), em Brasília, do I Seminário Nacional de Cidadania e Mecanismos de Controle. A finalidade do evento é discutir a relação entre Governança Pública, Custos Governamentais e Controle Social, bem com seu impacto na transparência e Gestão Pública. Acesse o site oficial do seminário.
Rodrigo Spada será um dos participantes da mesa redonda, juntamente com Antonio Barros, do Observatório Social do Brasil, com a Gestora Nacional do Programa de Educação Fiscal – ESAF/PNEF, Fabiana Feijó, além do moderador José Pereira, Professor Pesquisador da UnB.
Em sua apresentação, o presidente lançará um panorama das ações desenvolvidas pelas entidades de classe no contexto da Educação Fiscal. Em suma, a mesa redonda objetiva conduzir os participantes a uma reflexão sobre o papel da Educação Fiscal no incremento a boas práticas de governança pública.
A temática de grande relevância nacional também lança um olhar para construção de uma sociedade mais próspera e justa. Apesar dos avanços conquistados pelo país após o processo de redemocratização no final da década de 1980, a federação brasileira ainda tem pela frente inúmeros desafios a cumprir; entre eles, continuar primando pela boa manutenção do equilíbrio fiscal, bem como expandir investimentos em setores essenciais, como é o caso da educação.
Cases apresentados
Rodrigo Spada teorizará o papel social do tributo pormenorizado no contexto atual, além de esmiuçar o papel do auditor fiscal neste contexto. Em seguida, apresentará a missão da Afresp, que apoia a melhoria da qualidade de vida e valorização da classe fiscal perante governo e sociedade.
Ademais, o presidente irá expor alguns cases elaborados pela Afresp no contexto da Educação Fiscal. Entre eles, a Campanha #SomosTodosContribuintes, que, lançada no início deste ano, apropria-se de uma linguagem didática para gerar a consciência aos cidadãos de que, independentemente da condição socioeconômica, todos nós somos contribuintes.
Em parceria com a Fazesp, Spada explicará o projeto da Afresp que também oferece aos auditores fiscais aposentados um programa de capacitação fiscal, que aproveita o talento e a experiência deste público, em provimento da boa transformação social.
O Prêmio Nacional de Educação Fiscal, idealizado pela Febrafite em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), também será elucidado por Rodrigo. Será enfatizada a iniciativa que premia projetos escolares e institucionais sobre o resgate da função social dos impostos e o acompanhamento dos gastos públicos do País.
Confira abaixo a programação a ser realizada nesta quarta (19):
14:00 – Educação Fiscal e Governança Pública
José Matias Pereira – Moderador – Professor Pesquisador – UnB
Fabiana Feijó Baptistucci – Gestora Nacional do Programa de Educação Fiscal – ESAF/PNEF
Rodrigo Keidel Spada – Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos – Febrafite
Antônio Barros – Observatório Social do Brasil
15:30 – Coffee Break – Início
16:00 – Coffee Break – Término
16:00 – A Nova Contabilidade, Governança Pública e a Sociedade Civil Organizada
Selene Peres Peres: Moderadora – AFC da Secretaria do Tesouro Nacional
Gildenora Batista Dantas Milhomem – Subsecretaria de Contabilidade Pública – STN/MF
Francisco Gil Castello Branco Neto – ONG Contas Abertas (a confirmar).
18:00 – Encerramento