Fechar
Home InvestAfresp Outubro Rosa pet: câncer de mama também é comum em animais

Outubro Rosa pet: câncer de mama também é comum em animais

16 de outubro de 2019 InvestAfresp

O mês de outubro é dedicado ao combate ao câncer de mama, doença que é mais comum entre mulheres, mas que também acomete homens, sendo estimado o surgimento de 59700 novos casos somente este ano. Infelizmente, a neoplasia mamária também atinge animais e é o tipo de tumor mais comum entre as cadelas. A disfunção hormonal que ocorre durante a gravidez psicológica é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Apesar de não haver como evitar o câncer, estudos comprovam que cadelas castradas antes do primeiro cio apresentam apenas 0,05% de chances de desenvolver a doença. Portanto, caso não haja a intenção de procriar, é recomendável que os tutores castrem as cadelas. Além de prevenir o câncer de mama, a castração também aumenta a expectativa de vida dos animais e diminui a chance de desenvolvimento de outras doenças como piometria (infecção do útero) e mastite (infecção nas mamas), e elimina a chance de ocorrer novas gestações psicológicas e suas consequências.

O diagnóstico de câncer de mama é feito através de exames como raio-x, ultrassonografia e exames de sangue. Além disso, é importante que o tutor fique atento nos momentos em que fizer carinho no abdômen do animal, e, se sentir algo diferente, mesmo que for um pequeno caroço, procure rapidamente o auxílio de um profissional. Entre os principais sintomas do câncer de mama estão inchaços, aumentos, caroços na região das mamas ou próximo a elas, dores e também a presença de secreções. Por ser um tumor, seu crescimento muitas vezes acontece de forma rápida, podendo comprometer outros órgãos. O tratamento além de cirúrgico pode ser associado a remédios quimioterápicos que causam nos pets os mesmos efeitos que nos humanos, como quedas de pelo, crises de enjoos, diarreia e até vômito. Dependendo do grau de avanço do câncer, é necessário realizar a mastectomia, resultando na retirada de uma mama ou de todas. A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar que a doença se espalhe e progrida.

Seguro Pet InvestAfresp
InvestAfresp oferece a você o Seguro Health for Pet, em parceria com a Porto Seguro, que possui com diversas opções de planos e uma variedade de coberturas, como assistência domiciliar, veterinário 24 horas, atendimento hospitalar, vacinação, teleatendimento com veterinários, farmácia, exames por imagem, entre outros. Entre em contato com a equipe de Seguro PET do InvestAfresp e faça já a cobertura para o seu animal: (11) 3886-8891/8915 | seguros@afresp.org.br

Clique aqui e saiba um pouco mais sobre o Seguro Pet do InvestAfresp.