Fechar
Home Conselho Deliberativo Orçamento do 2º trimestre e Fundo de Reserva são pautas do Conselho Deliberativo

Orçamento do 2º trimestre e Fundo de Reserva são pautas do Conselho Deliberativo

20 de outubro de 2018 Conselho Deliberativo

Os membros do Conselho Deliberativo da Afresp se reuniram no dia 20 de outubro, sábado, na sede da Associação, em São Paulo. Na Reunião Extraordinária, estiveram presentes 18 conselheiros titulares e 2 suplentes.

Inicialmente, o presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Carlos Toloi Jr., afirmou que a próxima reunião será realizada no dia 24 de novembro, ocasião em que será decidida a peça orçamentária do ano de 2019. Em seguida, após ser apresentada e discutida, a ata da Reunião Extraordinária de 1º de setembro foi aprovada por maioria de votos, tendo 3 abstenções.

Na ocasião, foram votados dois processos relacionados à Amafresp. O primeiro deles diz respeito ao processo C.D. nº 15/2018, em que associado solicita cancelamento de cobrança de coparticipação em exames, consultas e sessões de psicoterapia. Os membros do C.D. discutiram o caso e votaram o parecer da Comissão de Saúde, aprovando por maioria de votos o indeferimento do pedido do associado, tendo uma abstenção.

No segundo processo analisado (C.D. nº 13/2018), também foram apresentados histórico e detalhamento de processo de associado, que solicita cancelamento de cobrança de franquia em internação realizada no hospital Sírio Libanês junto à Amafresp. O parecer da Comissão de Saúde foi aprovado por maioria de votos pelos membros do C.D, que decidiram por indeferir o pedido do associado, tendo uma abstenção e dois votos contrários.

O diretor da Amafresp, Renato Chan, foi convidado pelo presidente do C.D. para apresentar  as alterações no regulamento da Amafresp. Segundo Chan, as instruções normativas necessárias para consolidar a mudança no regulamento da Amafresp, a fim de lançar oficialmente o Programa Amafresp Presente, precisam ser aprofundadas. Por isso, salientou que as alterações serão reapresentadas na próxima reunião juntamente com o parecer da Comissão de Saúde.

Na sequência, a Comissão Fiscal do C.D, representada pelo AFR Alexandre Lania, apresentou o acompanhamento orçamentário correspondente ao segundo trimestre deste ano.  Lania afirmou que receitas foram realizadas acima do esperado e despesas foram aplicadas abaixo do valor orçado. Lania ainda expôs o detalhamento do orçamento dividido por Amafresp, Afresp Sede, Escritórios Regionais e Centros de Convivência, bem como os investimentos da associação.

Ao final, foram apresentadas questões relacionadas ao fundo de reserva da Associação, aprovado em 2004 com o objetivo de garantir o bom fluxo de caixa da entidade. A Comissão Fiscal apreciou a regularidade dos valores apresentados pela diretoria financeira da Afresp, referente ao primeiro semestre. Em seguida, os membros do C.D. votaram a favor do parecer da Comissão, aprovado por unanimidade.

A reunião foi finalizada após apresentação do relatório de atendimento da Ouvidoria referente aos meses de agosto e setembro.

Tags: