Os membros do Conselho Deliberativo da Afresp se reuniram no dia 20 de outubro, sábado, na sede da Associação, em São Paulo. Na Reunião Extraordinária, estiveram presentes 18 conselheiros titulares e 2 suplentes.
Inicialmente, o presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Carlos Toloi Jr., afirmou que a próxima reunião será realizada no dia 24 de novembro, ocasião em que será decidida a peça orçamentária do ano de 2019. Em seguida, após ser apresentada e discutida, a ata da Reunião Extraordinária de 1º de setembro foi aprovada por maioria de votos, tendo 3 abstenções.
Na ocasião, foram votados dois processos relacionados à Amafresp. O primeiro deles diz respeito ao processo C.D. nº 15/2018, em que associado solicita cancelamento de cobrança de coparticipação em exames, consultas e sessões de psicoterapia. Os membros do C.D. discutiram o caso e votaram o parecer da Comissão de Saúde, aprovando por maioria de votos o indeferimento do pedido do associado, tendo uma abstenção.
No segundo processo analisado (C.D. nº 13/2018), também foram apresentados histórico e detalhamento de processo de associado, que solicita cancelamento de cobrança de franquia em internação realizada no hospital Sírio Libanês junto à Amafresp. O parecer da Comissão de Saúde foi aprovado por maioria de votos pelos membros do C.D, que decidiram por indeferir o pedido do associado, tendo uma abstenção e dois votos contrários.
O diretor da Amafresp, Renato Chan, foi convidado pelo presidente do C.D. para apresentar as alterações no regulamento da Amafresp. Segundo Chan, as instruções normativas necessárias para consolidar a mudança no regulamento da Amafresp, a fim de lançar oficialmente o Programa Amafresp Presente, precisam ser aprofundadas. Por isso, salientou que as alterações serão reapresentadas na próxima reunião juntamente com o parecer da Comissão de Saúde.
Na sequência, a Comissão Fiscal do C.D, representada pelo AFR Alexandre Lania, apresentou o acompanhamento orçamentário correspondente ao segundo trimestre deste ano. Lania afirmou que receitas foram realizadas acima do esperado e despesas foram aplicadas abaixo do valor orçado. Lania ainda expôs o detalhamento do orçamento dividido por Amafresp, Afresp Sede, Escritórios Regionais e Centros de Convivência, bem como os investimentos da associação.
Ao final, foram apresentadas questões relacionadas ao fundo de reserva da Associação, aprovado em 2004 com o objetivo de garantir o bom fluxo de caixa da entidade. A Comissão Fiscal apreciou a regularidade dos valores apresentados pela diretoria financeira da Afresp, referente ao primeiro semestre. Em seguida, os membros do C.D. votaram a favor do parecer da Comissão, aprovado por unanimidade.
A reunião foi finalizada após apresentação do relatório de atendimento da Ouvidoria referente aos meses de agosto e setembro.