Fechar
Home Institucional Nota de pesar – Hélio César Rosas

Nota de pesar – Hélio César Rosas

8 de fevereiro de 2022 Institucional

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do ilustre colega Hélio César Rosas.

Advogado, empresário, escritor, contador e Auditor Fiscal da Receita Estadual, Hélio Rosas teve uma jornada brilhante. Foi vereador pelo município de Assis, deputado estadual por três mandatos e deputado federal também por três mandatos. Ganhou notoriedade fazendo parte de dois Grupos Interparlamentares, sendo Brasil-Venezuela e Brasil-China. Ainda como deputado federal, exerceu também o cargo de presidente da Associação Nacional de Defesa dos Direitos das Vítimas de Criminalidade.

Sua atuação no parlamento fez história ao participar da Frente Parlamentar Sucroalcooleira em janeiro de 1996. Coordenador do grupo, negociou com o governo federal um pacote de medidas de interesse dos produtores de álcool e cana de açúcar, prevendo a revitalização do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), linhas de créditos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a renegociação da dívida dos usineiros com o Banco do Brasil. Foi um dos fundadores do movimento São Paulo na União, criado para defender os interesses do estado no Congresso Nacional

Ainda como parte de seu legado, escreveu dois livros “Constituição, povo e democracia” (1986) e “O cérebro abandonado” (1994).

Toda a Diretoria, o Conselho Deliberativo, associados e funcionários da Afresp lamentam profundamente a perda do colega Hélio Rosas. A Afresp oferece a todos familiares e amigos as mais sinceras condolências.