Fechar
Home InvestAfresp Saiba alguns mitos e verdades sobre pulgas e carrapatos

Saiba alguns mitos e verdades sobre pulgas e carrapatos

9 de setembro de 2019 InvestAfresp

Pensando no bem-estar do seu animalzinho, o InvestAfresp traz alguns mitos e verdades sobre pulgas e carrapatos, pequenos parasitas que podem causar grandes problemas.

Esses parasitas são preocupações frequentes dos donos de pets. Eles podem causar riscos à saúde do animal, provocando doenças de pele, verminoses e anemias. No caso dos carrapatos, eles podem trazer problemas ainda mais graves, como a febre maculosa, que causa vômito, diarreia, febre alta, atrofia muscular e necrose das extremidades do corpo, podendo, inclusive, levar à morte do animal. Todo cuidado é pouco para poupar os bichinhos desses parasitas. Mas você sabe o que é mito e verdade em relação a pulgas e carrapatos? Confira!

As pulgas são facilmente visíveis?

Mito! As pulgas adultas ficam visíveis andando sobre a pele do animal, embaixo dos pelos. Porém, apesar de visíveis a olho nu, elas são tão pequenas que oito pulgas enfileiradas somam apenas 2,5 cm. Quando em pequena quantidade, elas podem ficar escondidas e, muitas vezes, o tutor só se encontra pequenos pontinhos pretos, que são as fezes das pulgas (sangue digerido) no animal.

As pulgas são espertas e preguiçosas?

Verdade! Elas se acomodam em frente a uma fonte de luz e esperam que cães passem. Quando percebem uma sombra bloqueando a luz, elas saltam em um novo hospedeiro.

As pulgas mais comuns nos cachorros são as pulgas do cão?

Mito! A pulga mais comum em caninos é a chamada “pulga do gato” (Ctenocephalides felis). Eles também são infestados pela “pulga do cão” (Ctenocephalides canis), porém com menos frequência.

As pulgas agem rapidamente?

Verdade! As fêmeas começam a depositar ovos cerca de 24 a 36 horas após começarem a se alimentar de sangue e podem depositar cerca de dois mil ovos durante sua vida. Pulgas em menores quantidades podem não ser vistas imediatamente, porém, elas se multiplicam rapidamente conforme os milhares de ovos que se desenvolvem no ambiente.

Fonte: tribunapr.com.br

Seu bichinho saudável com o Seguro Pet do InvestAfresp

Pensando na saúde e tranquilidade do seu animal, o InvestAfresp oferece o seguro pet. Com planos diferenciais, o Seguro Pet InvestAfresp oferece assistência domiciliar, veterinário 24 horas, atendimento hospitalar, vacinação, teleatendimento com veterinários, farmácia, exames por imagem, entre outros. Os planos são divididos para os animais (cão ou gato) conforme a idade: até 8 anos e a partir de 9 anos. Saiba mais pelo 0800 772 4747.