Nesta terça-feira (03), a sede da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (AFRESP) recebeu o lançamento oficial do MovE – Movimento Eficiência. Esta iniciativa tem como objetivo a valorização dos serviços públicos no Brasil e a mudança na percepção que a sociedade tem da ação do Estado. O Movimento foi criado com a adesão de mais de 70 entidades de diferentes regiões do Brasil e carreiras do serviço público. O evento de lançamento contou com a presença de aproximadamente 250 servidores públicos e autoridades, além de aproximadamente 700 participantes na transmissão online.
VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO AQUI
A cerimônia teve início com um vídeo de apresentação que delineou os objetivos do MovE, ressaltando a importância da eficiência e valorização dos serviços públicos. A mesa de honra foi composta por representantes de entidades do serviço público: Rodrigo Spada, presidente da AFRESP e FEBRAFITE, Mônica Paim, vice-presidente da AFRESP; Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos; Antonio Carlos Fernandes Jr., presidente da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado; Lineu Neves Mazano, vice-presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil; Aires Ribeiro, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais; e Guilherme Coelho de Souza Nascimento, presidente da Região Sudeste da Pública – Central do Servidor.
Spada deu início ao evento agradecendo a presença de todos e destacando a importância do serviço público. “É uma grande satisfação ver esse auditório lotado. Isso demonstra, de maneira clara e inequívoca, que nós, servidores públicos, ainda acreditamos na valorização do serviço público. Acreditamos na construção de um país melhor, na redução das desigualdades e na dignidade da pessoa humana”, disse.
O presidente da AFRESP e da FEBRAFITE ainda citou como fonte de inspiração o Movimento Viva, um movimento que trata sobre questões do Fisco, e parabenizou a todos os idealizadores e organizadores do MovE, em nome do Secretário Geral da Afresp, Vitor Lins. “Este movimento que hoje se inicia na AFRESP é uma chance para resgatar a confiança e promover o diálogo, representando a valorização e a melhoria contínua dos serviços públicos para todos os brasileiros. Precisamos, como líderes classistas, estar presentes nos debates qualificados e ocupar os espaços necessários para garantir a relevância do nosso trabalho.”, destacou.
A vice-presidente da AFRESP, Monica Paim, reforçou as boas vindas e a importância dos servidores públicos. “Somos a estrutura, a base e os pilares de qualquer administração pública. Somos nós que fazemos as coisas acontecerem – seja na Saúde, Segurança, Educação, Justiça ou Receita. O que estamos fazendo hoje é tentar mostrar isso à sociedade. O servidor público é quem realmente faz o país se mover, e é isso que vamos demonstrar. Acredito firmemente que podemos e devemos mostrar nosso valor à população e à opinião pública. Estamos juntos nessa missão.”
Após as saudações iniciais, a cerimônia prosseguiu com o primeiro painel, moderado por Jacqueline Valadares da Silva Alckmin, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. O painel trouxe importantes falas sobre os motivos da criação e objetivos do MovE e contou com a participação de Victor Lins, Auditor Fiscal e diretor executivo da AFRESP, FEBRAFITE, Central Sindical do Servidor e Fespesp; Henrique Leahy, publicitário especializado em marketing político; Jorge Mizael, consultor político; além da debatedora do painel, Isabelle Maria Verza – procuradora do Estado de São Paulo
Victor Lins, explicou que o MovE é impulsionado por quem compreende a fundo o Estado e sabe o que precisa ser reconhecido e protegido. Ele afirmou que o principal objetivo é valorizar os serviços públicos, alterando a visão que a sociedade tem sobre a atuação do Estado. “Juntos, vamos transformar a realidade e a percepção dos serviços públicos em nosso país”, afirmou.
O Secretário geral da Afresp disse também que o Movimento atuará por meio de campanhas de conscientização, promoção de cursos e treinamentos para servidores públicos, elaboração de estudos sobre a realidade do serviço público e atuação política em defesa das estruturas estatais. “O futuro do país depende de nós, e o futuro começa agora”, concluiu Victor, destacando o compromisso do MovE com a transformação positiva dos serviços públicos.
O segundo painel, moderado por Filipe Leonardo Carriço, presidente do Sindicato da Assembleia Legislativa de São Paulo (SINDALESP), tratou sobre a ação política e a imagem dos serviços públicos. Os participantes Márcio França, ministro do Empreendedorismo e ex-governador de São Paulo; Gisela Simona, deputada federal pelo União Brasil do Mato Grosso; Luciene Cavalcante, deputada federal pelo PSOL de São Paulo; e Nelson Machado, ex-ministro da Previdência Social e professor da FGV trouxeram valiosas contribuições destacando o valor e a força do serviço público em nosso país. A debatedora Magali Marinho Pereira, vice-presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo, também contribuiu com suas perspectivas.
O evento culminou com a formalização das adesões das entidades ao movimento. A carta de fundação do MovE foi lida por Rosana Martins Cortez Veloso, diretora de Assuntos Intersindicais e Formação Sindical do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo.
O manifesto do MovE, lido durante a cerimônia, destacou os compromissos do movimento com a valorização dos serviços públicos, a eficiência, a redução das desigualdades, a participação cidadã ativa e o desenvolvimento sustentável. O documento conclama a sociedade brasileira a se unir na construção de um serviço público mais eficiente e digno.
Após a formalização das adesões e a leitura do manifesto, os participantes foram convidados para um coquetel de confraternização no saguão da AFRESP, onde tiveram a oportunidade de interagir e discutir o futuro do serviço público no Brasil.
O MovE – Movimento Eficiência se apresenta como uma iniciativa necessária para enfrentar os desafios atuais do serviço público, prometendo ser um catalisador de mudanças positivas e um reforço para a valorização e melhoria contínua da administração pública no país.