Considerado o ‘Oscar’ da cidadania fiscal do País, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018 encerrou, na última sexta-feira (13), as inscrições para as categorias Escolas e Instituições. Nesta sétima edição, participam 213 iniciativas de quase todo o território nacional: 138 escolas, 60 instituições e 15 reportagens. Clique aqui para acessar a relação de inscritos.
Esta edição alcançou um crescimento de 33% em relação ao ano passado. Por categoria, a modalidade Imprensa registrou aumento mais expressivo – 50% em relação ao ano anterior – seguida por Instituições, 36%, e Escolas, 31%.
Desde a criação da iniciativa, em 2012, mais de 600 práticas participaram da premiação nacional. O objetivo é promover a discussão sobre a importância social dos tributos e o acompanhamento dos gastos públicos do Brasil, além de identificar e reconhecer iniciativas bem-sucedidas.
Em uma avaliação geral, os projetos desta edição chamaram a atenção dos coordenadores pela qualidade e diversidade das práticas. “O resultado foi muito positivo, especialmente em um ano de Copa do Mundo e eleições gerais. Os trabalhos vieram de quase todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, realizados pelos mais diversos órgãos como o Senado Federal, a OAB/RN, universidades públicas e privadas, prefeituras municipais, além das escolas públicas”, reforça o presidente da Afresp, 1º vice-presidente da Febrafite e coordenador-geral do Prêmio, Rodrigo Spada.
A próxima fase será realizada no período de 15 de agosto a 28 de setembro. “Os projetos que estiverem com a documentação completa passarão por avaliação in loco, a ser feita pelos auditores fiscais das Receitas Estaduais. Os projetos com as maiores pontuações seguem para a Comissão Julgadora, que elegerá os finalistas da edição”, esclarece Spada.
Os critérios de avaliação dos projetos, que vão de 0 a 100 pontos, são: criatividade, sustentabilidade, número de publicações, número de atividades realizadas, número de beneficiários diretos e profissionais envolvidos.
A gerente de Educação Fiscal da Esaf, Lúcia Lunière, destaca que “o crescente número de inscrições no Prêmio Nacional de Educação Fiscal demonstra o empoderamento do cidadão brasileiro na busca do pleno exercício da sua cidadania”.
Os organizadores reconhecem a participação das assessorias de comunicação de vários ministérios, órgãos, instituições e empresas de comunicação – Grupo Globo, Correio Braziliense e Site Congresso em Foco – que apoiaram a divulgação do prêmio, fazendo a ideia alcançar todos os pontos do País.
As inscrições para a categoria Imprensa permanecem abertas. Reportagens publicadas a partir de janeiro deste ano nas mídias impressas, TV, rádio e internet podem ser inscritas até 28 de setembro, pelo site oficial www.premioeducacaofiscal.org.br .
As duas melhores reportagens levarão para casa, além do troféu, premiação em dinheiro no valor de R$ 3 mil e R$ 2 mil para o primeiro e o segundo lugar, respectivamente.