Liberação do Seguro DPVAT não deve ser cobrada
[datar]Um assunto importante e que o departamento de Seguros da Afresp, o SegAfresp, dá toda a assistência necessária é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), mais conhecido como “Seguro Obrigatório”.
Instituído pela lei 6.194, de 9 de dezembro de 1974, o DPVAT garante a indenização por mortes, invalidez permanente e despesas médicas a todos os envolvidos em um acidente do veículo causador do sinistro e condutores (proprietários e dependentes).
No ano de 2014, foram pagas mais de 340 mil indenizações, 14% a mais comparado com o primeiro semestre do ano passado. Segundo o Sindicato dos Corretores, 80% dos pedidos foram por meio de procurações.
Todos os colaboradores do departamento de Seguros da Afresp podem auxiliar no processo de ressarcimento. É importante ressaltar que não é cobrada nenhuma taxa para que seja realizado esse serviço.
Veja algumas dicas importantes para prevenir futuros problemas:
1. Não é necessária a contratação de nenhum corretor para receber o seguro DPVAT;
2. Não é preciso pedir a indenização na justiça, ela pode demorar, às vezes, 7 anos para ser liberada;
3. Para a indenização, é importante apresentar o boletim de ocorrência (B.O) do acidente, emitido por um órgão policial competente;
4. O prazo para pedir a indenização é de até 3 anos, a partir da data em que o acidente aconteceu.