No momento, você está visualizando Grupo de Trabalho do Movimento VIVA elabora proposta de emenda à constituição paulista

Grupo de Trabalho do Movimento VIVA elabora proposta de emenda à constituição paulista

Nos dias 26 e 27 de março, o Grupo de Trabalho do Movimento VIVA se reuniu para debater e consolidar uma Proposta de Emenda Constitucional que busca adequar o sistema tributário estadual às disposições da Emenda Constitucional 132, aprovada em dezembro de 2023. A iniciativa objetiva a conformação da constituição do estado às alterações trazidas no bojo da reforma tributária sobre o consumo e, ao propor a atualização da lei máxima paulista, contempla interesses não somente da administração tributária, mas também de contribuintes e cidadãos.

O presidente da Afresp Rodrigo Spada ressaltou a importância desse novo momento do VIVA. “As pessoas se unem por propósitos. O VIVA precisa estimular esse contato e fomentar a troca de ideias que produz riqueza de propostas. Isso nos fortalece como auditores.”, refletiu.

A reunião foi conduzida pelos diretores Luciana Grillo e Alan Martins, que coordenaram as análises técnicas e debates. Alan destacou o compromisso e o desafio de estar à frente da coordenação do Movimento VIVA ao lado da Luciana. “Estamos empenhados em estruturar uma proposta sólida e tecnicamente embasada para contribuir com a modernização do sistema tributário estadual”.

A diretora Luciana Grillo relembrou a trajetória do Movimento VIVA, exaltando sua maior característica, que é o protagonismo no debate técnico. “Em 2018, fomos responsáveis por propostas que foram incorporadas à legislação tributária de São Paulo. Em 2024, o movimento foi relançado após um período de inatividade, com a realização do seminário Reforma Tributária: os caminhos da convergência, que reuniu importantes atores no processo de consolidação da reforma tributária”. Ao longo de 2024, relembrou o trabalho de monitoramento de todos os textos em tramitação e suas respectivas emendas, para mapeamento de propostas que pudessem afetar o trabalho e a carreira fiscal, sugerindo textos de aprimoramento à regulamentação.

O trabalho se desenvolveu durante dois dias, nos quais subgrupos analisaram dispositivos específicos e sugeriram aperfeiçoamentos necessários. Posteriormente, os grupos se reuniram e validaram o texto final, entregue ao Presidente Rodrigo Spada como resultado do projeto. O desafio agora é a articulação política para o encaminhamento às autoridades responsáveis.

Participaram da abertura o presidente do Sinafresp, Devanir Zuliani, e a vice-presidente, Michele Ferreira. Durante toda a reunião, os diretores Jean Henrique Ferreira e Tatsuo Sasaki estiveram presentes. O Sinafresp atua em parceria com a Afresp e o Movimento VIVA.

27_03 - Dia 2 Viva (35)
27_03 - Dia 2 Viva (11)

Participaram dos trabalhos os auditores Adriana Pereira David (Sorocaba), Alan Martins (Ribeirão Preto), Cláudio Roberto Alves Ferreira (Capital), Cleber Stefani (Bauru), Jean Henrique Ferreira (Araçatuba), Kenia da Cunha Martins Vieira (Taubaté), Luciana Moscardi Grillo (Bauru), Luciane Almeida do Carmo (Ribeirão Preto), Marcelo Arnoni Penteado (Capital), Nelson Trombini Junior (Capital), Paulo Henrique do Nascimento (Araçatuba), Ramon Leandro Freitas Arnoni (Bauru), Ricardo Maciel Rodrigues (Capital), Rodrigo Frota da Silveira (Capital), Rosangela Aparecida Munhão Tcheou (Presidente Prudente), Simone Terra da Costa (Capital), Tatsuo Sasaki (Capital) e Thiago Martins (Araraquara).

Deixe um comentário