Em agosto, o Fundo Exclusive Afresp, criado pelo BTG Pactual Advisors exclusivamente para a Afresp e seus associados, apresentou uma rentabilidade de 1,23%, o que representa 104,99% do CDI. Desde o seu lançamento, em novembro do ano passado, o retorno acumulado é de 9,12%, ou 101.62% do CDI.
O mercado tem precificado que os juros não precisam subir tanto para conter a inflação, o que ajuda diretamente os ativos de risco.
Desde junho e julho, o mercado adotou uma dinâmica mais agressiva da curva de juros devido às discussões da PEC 1/2022 e riscos fiscais atrelados a ela. Parece que o aperto monetário foi superado no Brasil.
Toda essa movimentação da curva trouxe uma volatilidade maior nas marcações dos papéis pré-fixados e indexados à inflação. Atualmente, o Fundo Exclusive Afresp do BTG tem na sua carteira 15% de posição em Pré (vencimentos curtos) e 8,5% em Tesouro IPCA (NTN-B), sendo esta última mais sensível ao movimento da curva e o principal fator de risco da carteira.
Cenário mais estável
O Copom sinalizou o fim do ciclo de alta da Selic no atual patamar 13,75% a.a. A ata divulgada em 09 de agosto reforçou uma inclinação do BCB na manutenção desta taxa. Somados a este movimento, há também dados melhores de inflação (inclusive uma atípica deflação em julho/22 gerada principalmente pela PLP18 – Limitação de ICMS sobre combustíveis), como o alívio dos preços das commodities, bem como as dinâmicas de Guerra na Ucrânia e a Covid na China sendo atenuadas.
O mercado começa a precificar uma queda na atividade global, o que ajudaria a controlar a inflação
Composição atual beneficia diretamente a carteira do Fundo Exclusive Afresp do BTG
O Fundo Exclusive Afresp do BTG tem característica conservadora, com a sua maior posição indexada à Selic (pós). Os papéis pré e indexados à inflação devem se beneficiar dessa combinação de controle da inflação e fechamento da curva de juros, reforçando que os vencimentos curtos são menos sensíveis a este movimento, característica principal de ambas as posições.
O fundo segue entregando acima do CDI, diversificado em renda fixa nos seus emissores e indexadores e, com um racional que busca ganhos futuros também se aproveitando da dinâmica da curva de juros, além de surfar bem nas posições indexadas ao CDI.
Clique aqui e saiba mais sobre a parceria com o BTG Pactual Advisors e sobre o Fundo Exclusive Afresp.