Fechar
Home Fundafresp ‘Fundafresp contra a Fome’ é criado para apoiar famílias em vulnerabilidade alimentar

‘Fundafresp contra a Fome’ é criado para apoiar famílias em vulnerabilidade alimentar

1 de setembro de 2021 Fundafresp

O Fundo de Assistência Social da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Fundafresp) lança o edital ‘Fundafresp contra a Fome’. O objetivo é oferecer apoio a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade alimentar em todo o Estado de São Paulo.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares divulgada pelo IBGE, em agosto deste ano, pelo menos 84,9 milhões de brasileiros, ou 41% da população, convivem com a fome ou com algum grau de insegurança alimentar. O levantamento analisou o período entre 2017 e 2018. Porém, especialistas apontam que esse número pode ser ainda maior devido à pandemia da Covid-19.

Diante desse triste cenário, a Comissão do Fundafresp decidiu lançar a ação ‘Fundafresp contra a Fome’. Para participar, os associados contribuintes do Fundafresp poderão indicar, até 15 de setembro, Organizações Não Governamentais (ONG’s), que atendem famílias em situação de vulnerabilidade alimentar, para sua respectiva Regional da Afresp.

Para participar, as entidades deverão encaminhar seus projetos aos Diretores Regionais, conforme orientado e detalhado no edital da ação ‘Fundafresp Contra a Fome’. Cada Regional selecionará as ONG’s que serão contempladas. Mais de uma poderá ser selecionada, desde que observado um total de até R$ 50 mil. As ONG’s receberão as doações financeiras diretamente do Fundafresp e deverão investir o valor recebido na aquisição e entrega de alimentos que aliviem a situação de fome e de produtos de higiene para as famílias.

A proposta da Comissão do Fundafresp é que a Diretoria Regional deve dar divulgação da ação ‘Fundafresp contra a Fome’ nos veículos de comunicação local, com destaque para o ato de distribuição dos alimentos. Serão confeccionadas faixas e banners alusivos à campanha para uso das Regionais no ato da distribuição.

Veja como funcionará o ‘Fundafresp Contra a Fome’:

1 – O associado contribuinte do Fundafresp indica uma ou mais entidades para sua respectiva Diretoria Regional;

2 – A Diretoria Regional seleciona as entidades que serão contempladas. Cada Regional poderá planejar a divisão de até R$ 50 mil entre os projetos escolhidos;

3 – O Fundafresp providencia o repasse do valor diretamente para as ONG’s, que deverão investir na aquisição e entrega de alimentos, itens de higiene pessoal e outros insumos imprescindíveis para a dignidade humana;

4 – As entidades contempladas deverão agendar a data e horário da entrega dos alimentos, em comum acordo com a Diretoria Regional da Afresp, para que os AFRs possam participar da distribuição;

5 – Após a entrega efetiva dos alimentos às famílias, no prazo de 5 (cinco) dias, as entidades deverão prestar contas para a Diretoria Regional, que consiste na lista com as assinaturas dos responsáveis das famílias atendidas e do presidente da entidade.

Para ser contemplada no ‘Fundafresp Contra a Fome’, as ONG’s devem estar sediadas na mesma região sob responsabilidade da Regional para a qual será indicada, atender crianças, adolescentes ou idosos em situação de vulnerabilidade alimentar e se encontrar em situação regular diante dos órgãos reguladores e fiscalizadores.

Além disso, as ONG’s deverão enviar para os Diretores Regionais a lista de documentos relacionada no edital.

Clique aqui e acesse o edital completo para mais informações.

Sobre a Comissão do Fundafresp – Composta pelo Presidente da Afresp Carlos Leony, pela coordenadora Joanita Tiburcia, e pelos AFR’s Gabriela Maia Lubies de Sousa, Evelyn Quilles Moura, Lauro Kuester Marin, Eude da Silva Gomes, João Tarciso Garcia e Gilberto Carlos de Lima, a Comissão do Fundafresp tem direcionado seus esforços para colaborar com quem sofre por conta da pandemia do Covid-19. Apesar do esperado avanço da vacinação, muitas famílias seguem em vulnerabilidade social e alimentar, e atenuar essa realidade, proporcionando mais dignidade para essas pessoas, tem sido um dos principais objetivos do grupo.

Aproveitando o enorme sucesso da campanha ‘Afresp contra a Fome’, realizada em abril deste ano, a Comissão decidiu trazer o mote e sua forma de atuação para o Fundafresp, muito conhecido por realizar, há quase duas décadas, ações em prol de crianças, adolescentes e idosos carentes. Batizado de ‘Fundafresp contra a Fome’, a iniciativa tem novo nome, mas o mesmo objetivo: ajudar as pessoas a enfrentar com dignidade este período de pandemia.

Clique aqui e seja um doador do Fundafresp.

Acompanhe também pelo site ou pelos outros canais de Comunicação da Afresp os próximos passos dessa importante iniciativa social da classe.