Fiscais acompanham curso do TADAT em São Paulo
[datar]Training sobre a ferramenta holística, gerenciada pela secretaria TADAT em cooperação com o FMI, é apresentado aos fiscais do estado. A iniciativa é da Secretaria da Fazenda
TADAT, um sistema inovador de avaliação das administrações tributárias – que leva o mesmo nome da secretaria que o gerencia – está sendo apresentado a um grupo de fiscais do estado de São Paulo, nesta terça (7), na sede da Afresp, na capital paulista. A iniciativa é da Secretaria da Fazenda.
Criada em parceria com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a ferramenta – Tax Administration Diagnostic Assessment Tool (em inglês) -, será apresentada até quinta-feira (9). Uma segunda turma participará do training nos dias 10,13 e 14 deste mês. Participam representantes do Movimento VIVA e fiscais de todo o estado.
“O curso será muito produtivo para a nossa categoria. A gente vem falando diariamente dos desafios que nos envolverão nos próximos anos devido à mudança. Por isso, eu acho que temos que pensar se não devemos reinventar a nossa carreira. Este é o objetivo do curso”, disse o presidente Spada durante abertura do evento.
A função da ferramenta é proporcionar um diagnóstico objetiva e standard sobre os componentes fundamentais que devem orientar a gestão de uma administração tributária, avaliando seus pontos fortes e fracos. A TADAT também é capaz de facilitar o mapeamento de um planejamento estratégico, alinhado às características econômicas de um determinado país.
O instrumento também examina os impostos diretos e indiretos mais relevantes em termos arrecadatórios de um país. Outros tributos ficariam fora do diagnóstico.
Programação
A programação está dividida em três dias. Neles serão abordados uma introdução sobre a plataforma, a inserção do TADAT no contexto do estado de São Paulo, exercícios práticos e aplicação de princípios chaves dentro das áreas de atuação de desempenho.
Ministram o curso: os representantes da Secretaria TADAT, Monica Schpallir Calijuri e Munawer Sultan Khwaja.
Acesse www.tadat.org e o Guia Prático (conteúdo em espanhol) e saiba mais sobre a ferramenta.