Foram três meses de campanha, mais de 20 pontos de coleta espalhados pela capital e interior do estado de São Paulo e a arrecadação de mais de 4.500 livros infanto-juvenis. Esse foi o resultado da Campanha Era Outra Vez, uma iniciativa da Afresp em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama, professora Lúcia França.
A parceria surgiu da necessidade de que o Fundo Social tinha de arrecadar obras infanto-juvenis para o Espaço da Leitura, localizado no Parque da Água Branca e reinaugurado em setembro deste ano, após revitalização. Hoje, o espaço possui seis quiosques temáticos, que abrigam obras com temas correspondentes ao seu respectivo acervo. Além desse local, alguns livros serão destinados às Casas de Solidariedade do estado e a entidades parceiras do Fundo.
Entregas
Ao todo, foram realizadas três entregas de livros ao Fundo de Solidariedade. A primeira aconteceu no Parque da Água Branca durante a reinauguração do Espaço da Leitura, com a presença do presidente da Afresp, Rodrigo Spada, e da professora Lúcia França. Obras como Acontece…, do AFR aposentado e escritor Laé de Souza, Diário de uma Banana e Os Três Porquinhos fizeram parte das doações cedidas por associados e colaboradores da Afresp.
Uma parte das doações veio diretamente de Sorocaba, por meio de doação do AFR aposentado Nilson dos Reis, para o centro de triagem, local em que os livros passam por um processo de categorização, para posteriormente ser enviada aos seus locais de destino. A terceira e última entrega aconteceu no dia 18 de dezembro, na sede do Fundo Social de Solidariedade.
Entre as centenas de doações, está o livro Nico: uma capivara especial, de Malu Queirolo, que fala sobre a importância da sustentabilidade do meio ambiente. A obra foi doada pelo Diretor Jurídico da Afresp, Carlos Roque, e recebeu ilustrações exclusivas de seu filho, Carlos Eduardo. “A obra conta uma estória que é curiosa e divertida e pode despertar no público infanto-juvenil a importância desse bem”, disse Roque.
“Estamos muito contentes com o resultado obtido pela Afresp durante a Campanha Era Outra Vez. Sabemos e confirmamos, mais uma vez, que podemos contar com nossos associados e colaboradores para propor projetos e auxiliar causas sociais. Agradeço a parceria realizada com a professora Lúcia França e desejo que essas doações façam a diferença no aprendizado de cada criança e adolescente”, disse o presidente da Afresp, Rodrigo Spada.