Em debate realizado nesta quinta-feira (18) pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP), os impostos sobre riqueza como forma de enfrentamento dos efeitos da pandemia de Covid-19 foram discutidos por especialistas da área tributária.
Mediado pelo professor da FGV EESP, Enlinson Mattos, o debate contou com a participação dos AFRs Jefferson Valentin e Ângelo de Angelis, e com o auditor fiscal Alberto Macedo, assessor especial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo.
Dividida em três blocos, a live contou com explanações acerca dos históricos e detalhes técnicos de impostos sobre riqueza e patrimônio, como ITCMD (Imposto de Transmissão causa mortis e doação), ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens imóveis), e sobre os impactos da crise de arrecadação para o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nos últimos anos e durante a pandemia. Quais os desafios jurídicos e técnicos para a implementação de alíquotas maiores sobre os mais ricos e como a adoção desses tributos afetaria a realidade fiscal estadual e municipal no pós-pandemia foram algumas das questões levantadas no debate.
Webinar: Covid e os impostos sobre riqueza: Alternativas para a arrecadação?