Três semanas após a posse, a Diretoria Executiva apresentou as diretrizes estratégicas que nortearão a Afresp em 2021.
O foco estratégico da Afresp neste ano é o atendimento das necessidades e bem-estar dos AFRs. A aplicação da metodologia de trabalho, baseada na ferramenta OKR (objetivo e resultados-chave, em tradução literal da sigla), deve integrar todas as áreas da organização.
Nessa visão de planejamento, a chave é a simplicidade de entendimento, o direcionamento aos objetivos, e não a atividades, e a medição constante dos resultados. É a mesma metodologia utilizada por empresas como Google e outras do setor de tecnologia, e que permite a participação de todos os colaboradores nas definições.
O importante é que todos os colaboradores neste momento sabem que os objetivos estratégicos da Afresp são:
– Amafresp deve ter o melhor custo-benefício do mercado;
– Com a Afresp, o custo de vida dos AFRs deve ser menor;
– Os AFRs precisam enxergar a Afresp empenhada na melhoria salarial e das condições de trabalho.
Para iniciar o planejamento, a Diretoria Executiva redefiniu a “Missão” e a “Visão” da Afresp. Depois, foi definida a primeira parte da metodologia, os OKRs estratégicos. Neste momento, e até o final de fevereiro, cada departamento está definindo seus próprios OKRs setoriais que, no conjunto, deverão atender o nível estratégico.
Para conferir a apresentação completa e detalhada dos OKRs, clique aqui.
Atuação dos diretores
Outra definição importante foi o campo de atuação de cada diretor em relação aos setores da entidade, além das atribuições estatutárias. Foi levado em consideração as respectivas qualificações e experiências profissionais:
Carlos Leony (Presidente): Gestão de Pessoas;
Monica Paim (1ª Vice-Presidente): Comunicação e Eventos;
José da Rocha Bravo (2ª Vice-Presidente): Produtos, Regionais e Administração;
Sergio Trentin (Secretário-Geral): Tecnologia da Informação;
Demetrius Queiroz do Rêgo Barros (1º Tesoureiro): Financeiro e Auditoria Interna;
Janaina Coral Zacarchenco (2ª Tesoureira): Amafresp;
Gabriel (Secretário Adjunto): Jurídico.
Apresentação do planejamento para 2021 ao Conselho Deliberativo
Todas essas definições não podem deixar de ser conhecidas e debatidas com o Conselho Deliberativo, afinal, a partir delas, serão apresentadas ideias e propostas que, ao longo do ano, deverão ser aprovadas. Com esse espírito, foi apresentado o planejamento estratégico para 2021, em reunião convocada pelo Presidente do CD, Paulo Roberto Bueno, em 02 de fevereiro.
Na avaliação da Diretoria Executiva a reunião foi excelente. “Demos o primeiro passo assertivo de que a Diretoria e o Conselho Deliberativo vão trabalhar em sintonia total nos objetivos traçados”, disse o Presidente da associação, Carlos Leony.