Preocupada com a sustentabilidade da Afresp, e alinhada com o planejamento estratégico da Associação, a Diretoria Executiva contratou a Compass, empresa especialista em consultoria estratégica e operacional no setor de saúde, para realizar estudos de investimentos para a Associação. O objetivo foi aproveitar o conhecimento e experiência acumulados no setor de saúde pela Afresp/Amafresp para diversificar os investimentos da Afresp, além de gerar valor e tornar rentável o terreno já pertencente à Afresp, localizado ao lado da Sede.
Como alternativas, a Compass apresentou um negócio com três modalidades de serviços: um hospital de retaguarda, uma clínica de infusão e um ambulatório para idosos. O empreendimento deverá atender à Amafresp e ao público externo. O valor previsto para ser aplicado é de pouco mais de 20 milhões de reais. O investimento será de longo prazo, de 6 anos ou mais, com retorno esperado de aproximadamente 18% por ano.
A contratação da segunda fase dos estudos da Compass precisou passar por aprovação do Conselho Deliberativo, por ultrapassar o limite de alçada da Diretoria Executiva, estabelecido pelo Estatuto Social da Afresp. Nesta fase será elaborado um plano de negócios com projeção das receitas, investimentos e rentabilidade de retorno, detalhamento dos riscos do negócio e outras análises mais aprofundadas.
Para conclusão do projeto, está prevista uma terceira fase, que consiste na execução e implementação do projeto executivo. Após concluídos os estudos, a realização do investimento deverá ser submetida à aprovação do Conselho Deliberativo. Depois de aprovado pelo C.D., por ultrapassar 20 mil mensalidades, o Estatuto estabelece que seja convocada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para que o investimento seja autorizado pelos associados.
Clique aqui e veja a apresentação feita pela Compass íntegra.