Fechar
Home Classista Diretor de Assuntos Políticos faz palestra em escola pública de Sorocaba; ação faz parte do Dia do AFR

Diretor de Assuntos Políticos faz palestra em escola pública de Sorocaba; ação faz parte do Dia do AFR

24 de setembro de 2018 Classista

Em comemoração do Dia do AFR, o Diretor de Assuntos Políticos da Afresp, Ulysses Arêas, palestrou para mais de 30 alunos do ensino médio da Escola Estadual Hélio Del Cistia, em Sorocaba, na sexta-feira (21). A ação, que tem como objetivo propagar a importância da educação fiscal para a sociedade civil, faz parte de iniciativa inédita da Escola Fazendária de São Paulo (Fazesp – SP), construída em parceria com a Afresp.

Na apresentação, o diretor explicou aos alunos a importância social e econômica dos impostos e sua correta aplicação, bem como expôs informações sobre a origem dos impostos e o controle social na gestão de recursos públicos.

Diretor explicou aos alunos a importância social e econômica dos impostos. Mais de 100 AFRs participaram da ação.

 

O papel e as funções desempenhados pelo AFR também foram esclarecidos aos estudantes. “O Agente Fiscal de Rendas deve atuar na cobrança e na fiscalização de impostos de maneira a orientar o contribuinte sobre suas obrigações tributárias”, disse Arêas.

Assuntos relacionados às leis orçamentárias, o rol de impostos estaduais e a posição do Brasil no ranking mundial de carga tributária também foram trabalhados durante a palestra. Para a estudante do ensino médio Ingrid Pereira da Silva, conhecer o sistema tributário nacional e suas especificidades é fundamental para compreender de que maneira o contribuinte é impactado na ponta de todo o processo. “Agora tenho mais conhecimento sobre como funciona o sistema e o nosso papel dentro dele ”, afirmou.

Aluna durante palestra ministrada pelo diretor da Afresp Ulysses Arêas

Já o coordenador pedagógico da escola, Adriano Leão, acredita que palestras extracurriculares também devem ser oferecidas aos professores.  “A escolarização deve ser trabalhada na escola, mas deve surtir efeitos na vida social. Por isso é importante trabalhar com todos os atores envolvidos no processo escolar”.

Também são apoiadores da iniciativa: Secretaria da Fazenda (Sefaz-SP), Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp) e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Sobre a ação

Para a Diretora do Centro de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda Paulista (Sefaz –SP), Magda Wajcberg, a oportunidade é vista como importante instrumento de aproximação entre fisco e sociedade.“A educação fiscal é um importante elo entre esses dois atores. Essa ação, em especial, busca ensinar os estudantes sobre como participar da gestão dos recursos públicos, interferindo desde a formulação das políticas públicas até o acompanhamento da execução destes recursos”.

A diretora complementa que a ação também tem como missão subsidiar os estudantes envolvidos no Projeto Orçamento Participativo Jovem, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado. “O projeto da Secretaria da Educação está totalmente relacionado com a ação promovida pela Fazesp no sentido de fortalecer o engajamento e a participação dos jovens no cotidiano e na tomada de decisões em suas escolas”.

 

Tags: