Fechar
Home InvestAfresp Evite contratempos: veja algumas dicas de manutenção preventiva para o seu veículo

Evite contratempos: veja algumas dicas de manutenção preventiva para o seu veículo

8 de maio de 2019 InvestAfresp

Como está a manutenção do seu veículo? Já conferiu se está tudo certo com os níveis de água e óleo e se os freios do seu carro estão funcionando corretamente? Conscientização e manutenção preventiva são muito importantes para manter a sua segurança e a segurança das outras pessoas que compõem o trânsito. Neste Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito, o InvestAfresp traz algumas dicas para manter sempre a manutenção do seu veículo em dia.

Alinhamento, balanceamento e calibragem dos pneus

O alinhamento é o que deixa o carro sem tender para a esquerda ou para a direita quando você libera o volante por alguns segundos. Ele é responsável por manter as rodas perpendiculares ao chão e paralelas entre si, evitando desgaste incorreto dos pneus, o que aumenta a vida útil deles.

O balanceamento é o que permite que a roda gire sem causar vibrações. Ele é essencial para manter o conforto e a dirigibilidade durante a condução, principalmente em velocidades maiores.

A calibragem está diretamente ligada à estabilidade do veículo. Confira no manual do proprietário a calibragem ideal para o seu carro. Pneus com calibragem abaixo do ideal podem provocar desgaste excessivo dos pneus, aumento do consumo de combustível, além de comprometer a estabilidade, deixando o carro sujeito a derrapagens em curvas. Calibragem com pressão excessiva também é prejudicial, aumentando o desgaste da banda de rodagem dos pneus e podendo, inclusive, comprometer o alinhamento do veículo. Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez a cada 15 dias, sempre com os pneus frios.

Manutenção dos freios

Peça a um profissional qualificado para verificar regularmente a condição dos freios do seu veículo. O funcionamento deles está diretamente relacionado com a sua segurança, em caso de alguma frenagem emergencial. Fique atento ao nível do fluido de freio. Ele é responsável por levar a força feita nos pedais até as pinças que pressionam os discos e fazem o carro parar. Um sinal de que há algo errado é a perda de eficiência nas frenagens.

Sistema de arrefecimento

Este é o sistema responsável por manter o motor na temperatura ideal para o seu funcionamento. O próprio condutor deve conferir o nível do reservatório, sempre com o motor frio, pois o líquido em alta temperatura pode jorrar e causar queimaduras. Oscilações podem indicar vazamentos. É aconselhável que seja feita manutenção preventiva a cada intervalo de seis ou oito meses.

Luzes do veículo e sistema elétrico

No trânsito, as luzes são uma forma de comunicação. O mau funcionamento delas pode causar dificuldade nessa comunicação e trazer perigo, a você e às outras pessoas que estão transitando.

O sistema elétrico é uma parte fundamental para o bom funcionamento do veículo. Uma pane pode fazer você parar por aí. Fique atento a componentes como bateria, alternador e a periféricos, como travas e vidros elétricos. Ninguém merece tomar um banho de chuva por causa de um mau funcionamento dos vidros, né?!

Um trânsito seguro é responsabilidade de todos. Faça sua parte!

Movimento Maio Amarelo 2019

O tema do Maio Amarelo desse ano é “No trânsito, o sentido é vida”, criado com o objetivo de propor uma reflexão e um envolvimento direto da população nas ações e na nova forma de encarar a mobilidade, especialmente nas grande cidades. A meta é fazer com que todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, além dos pedestres e passageiros, optem por um trânsito mais seguro.

E você, apoia a causa?

Saiba mais em https://www.maioamarelo.com/