Fechar
Home Notícia Associado: cuidado com o golpe do boleto falso

Associado: cuidado com o golpe do boleto falso

29 de outubro de 2023 Notícia

Recentemente dois associados da Afresp caíram no golpe do boleto e, por isso, orientamos como se proteger dessas fraudes

O golpe do boleto falso é um dos mais comuns praticados no país e tem aumentado muito, especialmente em São Paulo, onde a incidência desse tipo de crime é alta, segundo a Febraban. A prevenção e a informação são fundamentais para evitar cair em golpes.

Nesse tipo de fraude, os criminosos falsificam boletos bancários. Infelizmente, dois dos nossos associados foram vítimas desse golpe, ou seja, você pensa que está pagando para a Afresp, quando no boleto outra pessoa/empresa consta como beneficiária.

Geralmente enviados por e-mail, SMS e pelo correio, os boletos falsos são elaborados de forma a serem semelhantes aos documentos verdadeiros, envolvendo o pagamento de serviços, como planos de saúde, seguros, mensalidades, entre outros.

Por isso, é importante que as pessoas estejam atentas e adotem algumas medidas de segurança para evitar cair nesse tipo de fraude.

1.O nome da Afresp pode até constar no boleto falso, mas o que indica a fraude é o número da Agência/Código do beneficiário. O da Afresp sempre será 0183/73941-6. Caso essas informações sejam diferentes, o boleto não é verdadeiro.

BOLETO VERDADEIRO

boleto verdadeiro

2.Outra providencia importante é checar o nome do beneficiário após leitura do código de barras no aplicativo ou no caixa eletrônico. Antes de confirmar a operação de pagamento, confira o nome do beneficiário. Se não estiver constando o nome da Afresp por extenso, o boleto é falso. Veja as diferenças nesta simulação.

COMPROVANTE VERDADEIRO

comprovante verdadeiro

COMPROVANTE FALSO

comprovante falso

Modus operandi dos fraudadores

Por meio de algum vírus instalado no seu computador ou tendo o seu contato, eles mandam o boleto falso. Por isso, tomem as seguintes providências:

Não clique em links suspeitos: muitas vezes, os fraudadores enviam e-mails ou mensagens com links que levam a páginas falsas.

Utilize softwares de antivírus e antimalware: essas ferramentas bloqueiam ameaças on-line, incluindo sites falsos e phishing (é uma forma de fraude eletrônica na qual os criminosos se passam por uma entidade confiável para obter informações pessoais, como números de cartão de crédito, senhas e dados bancários dos usuários).

Mantenha seu sistema operacional, software e aplicativos atualizados: as atualizações de segurança regulares ajudam a proteger seu dispositivo de vulnerabilidades conhecidas.

Caso desconfie de um boleto, não faça o pagamento e entre em contato com o Atendimento Afresp por meio do telefone ou WhatsApp (11) 3886-8800.


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?