No momento, você está visualizando Conselho homenageia ex-presidente e aprova alterações no Regulamento e nas Franquias da Amafresp

Conselho homenageia ex-presidente e aprova alterações no Regulamento e nas Franquias da Amafresp

No último sábado (23), a Afresp realizou a Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, que contou com a presença de 20 conselheiros titulares, além dos membros da Diretoria Executiva: o 2º vice-presidente e diretor da Amafresp, Alexandre Lania, e o 1º tesoureiro e diretor de Regionais, Luan Zacharias. Também participaram os ex-presidentes do Conselho Deliberativo, Paulo Roberto Bueno (triênio 2021-2023) e Luís Augusto Sanches (2012-2014), além do ouvidor substituto da Afresp, Jackson José da Silva.

A sessão foi conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Henrique do Nascimento, ao lado dos integrantes da Mesa Diretora: o vice-presidente Israel Gomes Cardoso e os secretários Ivan Aurélio Ferrari de Senço e Gisélia Magalhães Cruz.

A abertura da reunião foi marcada por uma emocionante homenagem ao ex-presidente do Conselho, Paulo Roberto Bueno, que esteve à frente da gestão 2021-2023. O presidente Paulo do Nascimento destacou a importância de valorizar quem contribui com a história da Afresp.

“É fundamental reconhecer as pessoas que trabalham pela Afresp. Paulo é meu amigo, e mais que isso, é alguém que dedicou anos de serviço à nossa entidade. Homenagear sua trajetória é também manter viva a história da Afresp e valorizar o trabalho realizado pelo Conselho na última gestão”, afirmou.

Um vídeo foi exibido, resgatando memórias da vida pessoal e profissional de Paulo Bueno, celebrado como homem, pai, avô, associado e colega de profissão. Muitos conselheiros compartilharam histórias e relembraram momentos marcantes ao lado dele.

Paulo Bueno, que ingressou na carreira de AFRE em 1989, atuou em diversas Delegacias Regionais, entre elas: São José do Rio Preto, Capital e Osasco. Atualmente, está na DT de Jundiaí. Na Afresp, exerceu os cargos de diretor financeiro (1994-1997), conselheiro suplente pela Capital (2012-2014), diretor regional adjunto da C-I (2015-2020)  e presidente do Conselho Deliberativo (2021-2023). Também participou do Conselho de Representantes do Sinafresp e do Conselho Fiscal da Credifisco.

Emocionado, Bueno agradeceu a homenagem. “Achei que seria algo mais simples, mas tudo o que prepararam, tudo o que disseram, me emocionou. Não deu para segurar as lágrimas. Passa um filme na cabeça. Isso mostra o espírito classista que nos une”.

Além de Bueno, a atual Mesa homenageou os conselheiros da gestão passada: Antonio Guerra (vice-presidente), Cesar Akio Itokawa (1º secretário) e Maria Regina Vaz (2ª secretária).  E estendeu o reconhecimento aos colegas Luan Zacharias (Comissão Fiscal) e Alexandre Lania (Comissão de Saúde) que hoje estão na atual diretoria da Afresp.

Após a homenagem, o Conselho deu início a análise da Proposta de Alteração no Regulamento da Amafresp (Ofício AFRESP-P nº 060-25). O diretor da Amafresp, Alexandre Lania, apresentou as principais mudanças, entre elas a redução da taxa administrativa de 7% para 6,5% e adequações às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como a RN 623, que trata da exigência de documentação adequada para cirurgias e procedimentos, e a IN 28, referente à atuação da junta médica. Também foram incluídos ajustes no processo de reembolso, que passa a exigir a apresentação dos comprovantes de pagamento.

Outro ponto relevante foi a auditoria em terapias. Diante do crescimento expressivo nos pedidos de reembolso, ficou estabelecida a possibilidade de a auditoria médica da Amafresp avaliar a pertinência e a efetividade dos tratamentos também em prestadores não credenciados, assegurando qualidade e segurança aos beneficiários.

Na sequência, foi apresentada a Proposta de Alteração na Instrução Normativa de Franquias (Ofício AFRESP-P nº 061-25), que substitui a IN nº 12/2023. O novo texto foi construído após avaliação técnica e negociações com hospitais parceiros. Entre as mudanças, destacam-se o fim da cobrança de franquias em instituições de referência, como o AC Camargo e o Edmundo Vasconcelos, e a redução dos valores no Hospital Sabará Infantil. Houve ainda ajustes pontuais em hospitais de menor utilização.

Lania ressaltou que, mesmo com as alterações, permanece a isenção de franquias para internações realizadas por médicos parceiros da Amafresp, reconhecidos pela excelência no atendimento. O auditor médico da Amafresp, Walter Valle, esclareceu dúvidas dos conselheiros durante o debate. “A Amafresp reafirma seu compromisso com a transparência e a melhoria contínua dos serviços oferecidos aos nossos filiados”, destacou Lania ao apresentar as propostas.

Os pareceres da Comissão de Saúde, referente aos dois assuntos, foram favoráveis, com base em análise jurídica que não apontou impedimentos. A presidente da Comissão de Saúde, Maria Regina elogiou a atuação da Amafresp reforçando a importância das atualizações constantes. “Nenhum plano é estático. Precisamos ser dinâmicos e continuar debatendo ajustes sempre em benefício dos associados”. As alterações no Regulamento e nas Franquias foram aprovadas pelo Conselho, após amplo debate.

Outro assunto abordado foi o acompanhamento orçamentário do 2º trimestre de 2025, com parecer da Comissão Fiscal no sentido de que a Diretoria Executiva cumpriu, guardadas algumas observações, o orçamento para o 2º trimestre de 2025. A reunião foi concluída com as comunicações da Mesa Diretora e o encaminhamento de outros temas de interesse da classe.

Deixe um comentário