O Conselho Deliberativo realizou, nesta quarta-feira (12), Reunião Extraordinária por videoconferência cuja pauta única foi a definição sobre a possibilidade de votação virtual para as Eleições de 2020 da Afresp.
Com a presença de associados-ouvintes e do diretor Luan Zacharias (Financeiro), que representou a Diretoria Executiva no encontro, o Conselho Deliberativo recebeu também os membros da Comissão Eleitoral, composta pelos AFRs Ivan Neto Moreno (Presidente), Flávia Simonsen e Antônio Carlos Fernandes para deliberação sobre o tema.
Após apresentação de histórico completo do pedido de homologação de votação remota apresentado ao C.D. pela Comissão Eleitoral, o Presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Carlos Toloi Junior, expôs o parecer jurídico encaminhado pelo escritório FA Consultores/Farag Advogados Associados acerca da possibilidade de realização de votação virtual para o pleito eleitoral da associação.
Detalhando artigo por artigo do Estatuto, tanto o parecer do escritório jurídico quanto o parecer apresentado pela Comissão Legislativa do Conselho Deliberativo, composta pelos AFRs Luciana Grillo (Presidente), Marcelo Henrique Yasuda Ketelhuth e Hugo Brandão Uchoa, concluíram haver impossibilidade estatutária para realização de votação virtual para as Eleições 2020 da Afresp.
Dessa forma, as Eleições 2020 serão realizadas de forma presencial, conforme previsto no Estatuto da Afresp.