No momento, você está visualizando Conselho Deliberativo visita o colega João Alfaro Soto

Conselho Deliberativo visita o colega João Alfaro Soto

Aos 97 anos, João Alfaro Soto é um nome que faz parte da história da Afresp. Um associado que sempre teve dedicação pela classe dos auditores fiscais e muito carinho pela associação. Para reconhecer essa trajetória, o presidente do Conselho Deliberativo da Afresp, Paulo Henrique do Nascimento, acompanhado dos conselheiros Edson Hurtado, de Campinas, e Thiago Martins, de Araraquara, fez uma visita especial ao colega em sua casa.

Eles foram recebidos com atenção e afeto por Márcia, esposa de Soto, e passaram horas conversando sobre a Afresp, relembrando histórias e trocando experiências. “Ficamos impressionados com sua lucidez e disposição. Aos 97 anos, ele tem uma memória excelente e está muito consciente”, contou Paulo.

João Alfaro Soto se associou à Afresp em 1957. Atuou em mais de 11 cidades do Estado de São Paulo até se aposentar, em 1971. Mas mesmo após a aposentadoria, continuou muito presente na vida da associação. Foi Vice-Presidente da Afresp, Presidente do Conselho Deliberativo, Coordenador do Fundafresp e conselheiro por 15 anos.

Soto também teve uma contribuição marcante para a convivência entre os associados. Foi dele a ideia de criar o tradicional Almoço dos Aposentados, que se mantém até hoje como um espaço importante de encontro e integração.

Durante a visita, os conselheiros destacaram a importância de Soto para a história da Afresp. “Se ele não é fundador, é como se fosse”, disse Edson Hurtado. “Ele dedicou a vida à associação, é um exemplo de otimismo e compromisso com a classe”.

Além da atuação como auditor, a trajetória de Soto é cheia de curiosidades. Ele se formou em Direito na primeira turma do ABC, foi contador, e depois de se mudar para Matão, também cursou Odontologia. Por um período, chegou a trabalhar na Santa Casa da cidade, a pedido do prefeito, mostrando que sua dedicação ia além da categoria fiscal.

Para Thiago Martins, Soto é parte fundamental da história da Afresp. “Ele conhece como poucos a trajetória da nossa entidade. Sempre muito elegante, com uma voz forte e marcante, é uma referência para todos nós que queremos seguir construindo uma Afresp forte e unida.” O Conselho Deliberativo presta essa justa homenagem a João Alfaro Soto, reconhecendo sua importância e agradecendo por tudo que fez pela Afresp e pelos colegas auditores. Um exemplo de vida, de envolvimento e de legado que continua inspirando gerações.

Deixe um comentário