Neste sábado (26/03), ocorreu, presencialmente na sede social da Afresp, a primeira reunião ordinária de 2022 do Conselho Deliberativo da Associação, que contou com a presença de 19 conselheiros titulares, 3 suplentes e de membros da Diretoria Executiva, sendo o presidente Carlos Leony Fonseca da Cunha e o 1º tesoureiro Demétrius Queiroz do Rêgo Barros.
A reunião, que durou aproximadamente 4 horas, foi conduzida pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo (CD) Antônio Guerra, devido à ausência do presidente Paulo Bueno. Após compor a mesa de trabalho, o vice-presidente colocou em votação a ata da reunião extraordinária de 19 de fevereiro de 2022, que foi aprovada por maioria, com duas abstenções.
Dando andamento à pauta do dia, o vice-presidente do CD passou a palavra para os conselheiros e membros da Comissão Fiscal Márcio Fernandes Lima e Gerson Alanis Lamera, que apresentaram o parecer favorável da Comissão quanto ao acompanhamento orçamentário do 4º trimestre de 2021 da Afresp. Após deliberações por parte dos membros do CD e esclarecimentos por parte da diretoria executiva, o parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade.
Em seguida, o Conselho deliberou sobre o processo C.D. n° 01/2022, referente à apreciação “ad referendum” pelo reajuste do ressarcimento do ATIN aos membros da Diretoria Executiva da Afresp. Novamente, a Comissão Fiscal emitiu seu parecer favorável ao ressarcimento. A Comissão Legislativa também se posicionou e acompanhou o posicionamento da Comissão Fiscal. Com isso, o parecer foi colocado em votação, sendo aprovado por maioria com uma abstenção.
O quarto item da pauta tratou do Processo C.D. n° 02/2022, quanto à minuta da escritura pública de compra e venda de um imóvel em Campinas. A venda, realizada em 2000, teve sua escritura lavrada apenas em 2022 e, por isso, não tem valores envolvidos no atual exercício. Por isso, a Comissão Fiscal optou por não se manifestar. A Comissão Legislativa também posicionou-se sem questionamentos. Constou em ata que o Conselho Deliberativo tomou ciência da minuta da escritura, sem necessidade de abrir para votação.
Já no último item da pauta sobre outros assuntos de interesse da Afresp e da Classe, foi comunicado que o conselheiro Ubiratan Silveira Garcia protocolou seu afastamento do Conselho Deliberativo para concorrer nas próximas eleições ao cargo de Deputado Estadual. Durante seu afastamento, a Regional de São José do Rio Preto será representada pelo suplente Moisés Marques Nobrega.
Encerrando o último item da pauta, a conselheira Maria Cristina Macedo Savino apresentou uma proposta de desconto na cota da Amafresp em favorecimento de colegas aposentados. O vice-presidente do CD informou que a proposta será enviada para análise da diretoria executiva, que por sua vez poderá, posteriormente, encaminhar a proposta para deliberações no CD. Após algumas considerações adicionais, a reunião foi finalizada.