Fechar
Home Conselho Deliberativo Conselho Deliberativo elege Mesa Diretora e Comissão Fiscal para o triênio 2021/2023

Conselho Deliberativo elege Mesa Diretora e Comissão Fiscal para o triênio 2021/2023

19 de janeiro de 2021 Conselho Deliberativo

De forma remota, em virtude da pandemia de Covid-19, o Conselho Deliberativo da Afresp realizou nesse sábado (16) sua primeira reunião no ano de 2021. Nesse primeiro encontro foram realizadas as eleições virtuais para a Mesa Diretora e a Comissão Fiscal do C.D. até 2023.

Essa foi a primeira vez na história em que o órgão deliberativo da entidade realizou seu pleito de forma remota, e para isso contratou empresa certificada junto aos órgãos federais competentes para garantia do reconhecimento jurídico do resultado.

Estiveram presentes todos os 24 conselheiros titulares eleitos, a Diretoria Executiva, além de associados que participaram como ouvintes.

Ao término do encontro, foram eleitos e empossados à Mesa Diretora:

Presidente: Paulo Roberto Bueno (Jundiaí)

Vice-Presidente: Antonio Guerra (São José dos Campos)

1º Secretário:  Cesar Akio Itokawa (Capital)

2ª Secretária: Maria Regina Vaz (Capital)

Já para a Comissão Fiscal, foram eleitos e empossados:

Presidente: Gerson Alanis Lamera (Piracicaba)

Secretários: Marcio Fernandes Lima (Marília) e Wanderley Meira do Nascimento (Osasco).

Após as eleições, foram apresentados ao plenário pelo Presidente do C.D., Paulo Roberto Bueno, dois ofícios encaminhados pela Diretoria Executiva: o primeiro se tratava de comunicado acerca dos membros da diretoria que serão afastados da Sefaz durante seu mandato na Afresp; e o segundo, de uma consulta relativa a alterações no índice de correção (IGP-M) aplicados sobre os débitos de associados em aberto.

Devido à complexidade deste último assunto, será encaminhada proposta pela Diretoria Executiva para apreciação na próxima reunião do Conselho Deliberativo.

Detalhes do pleito eleitoral

Presidida interinamente por Ubiratan Silveira Garcia (S.J.do Rio Preto) – conselheiro com idade mais avançada entre todos os eleitos -, que foi secretariado por Maria Cristina Macedo Savino (Campinas) e Israel Gomes Cardoso (Capital), a reunião foi iniciada com a composição da Comissão Eleitoral. Foram sugeridos pela Mesa Diretora interina, e aceitos por todos os presentes, os nomes de Antonio José de Paula Costa (Franca) como Presidente da comissão, secretariado por Urbano Montero Martinez (Ribeirão Preto) e Caio Motta Blank (Santos).

Definida a Comissão Eleitoral, as chapas concorrentes à Mesa Diretora para o triênio 2021/2023 apresentaram suas  inscrições para apreciação, sendo homologadas as seguintes postulantes: 

Chapa 1:

Candidato a Presidente: Paulo Roberto Bueno (Jundiaí)

Candidato a Vice-Presidente: Antonio Guerra (São José dos Campos)

Candidato a 1º Secretário:  Cesar Akio Itokawa (Capital)

Candidata a 2ª Secretária: Maria Regina Vaz (Capital)

Chapa 2:

Candidato a Presidente: Alexandre Lania Gonçalves (Araraquara)

Candidato a Vice-Presidente: João Alves Pereira (Capital)

Candidato a 1º Secretário:  Pedro Ventura Esteves (Sorocaba)

Candidata a 2ª Secretária: Daniela Karasek (Capital)

Finalizadas as inscrições, a Mesa Diretora em exercício concedeu 15 minutos para apresentação dos componentes de cada chapa e, na sequência, o pleito foi encaminhado para votação secreta cujo resultado final foi empate de 12 votos a 12.

Seguindo os ditames do Regimento Interno do C.D., foi vencedora a chapa cujo candidato a presidente contasse com idade mais avançada: no caso, a Chapa 1, encabeçada por Paulo Roberto Bueno.

Empossado logo na sequência, o novo Presidente do Conselho Deliberativo pregou união e independência nas decisões do órgão em seu primeiro discurso: “Agradeço a passagem de comando, parabenizando o trabalho desempenhado pelo Ubiratan. Estamos fazendo história na Afresp por essa ser a primeira eleição virtual da Mesa do Conselho Deliberativo. Quero agradecer a todos. O importante é que a partir de agora sejamos um só: somos o Conselho Deliberativo. Cada um terá sua opinião, porém o resultado final tem que ser o de engrandecer a carreira. Parabenizo também o Alexandre Lania pela disputa cordial”, disse Paulo Roberto.

O Presidente da Afresp, Carlos Leony, congratulou o novo Presidente do C.D., a quem reafirmou o trabalho conjunto em prol da Associação e de todos os AFRs.

“Quero parabenizar o Paulo Roberto pelo resultado e o Alexandre Lania pela disputa. Tudo que fizemos aqui mostra a vitalidade do grupo. Estamos agora preparados para fazer o voo. Estamos todos juntos no mesmo barco, todos remando para o mesmo lado”, afirmou Leony.

Eleição para a Comissão Fiscal

Agora como Presidente da Mesa Diretora, Paulo Roberto Bueno deu andamento ao pleito e repassou os trabalhos à Comissão Eleitoral para organizar o sufrágio para definição dos membros da Comissão Fiscal do C.D.

Com a abertura do período de apresentação de candidaturas, os conselheiros Wanderley Meira do Nascimento (Osasco), Victor Nuncio Aprile (Capital), Marcio Fernandes Lima (Marília), Jorge Corrêa de Araújo (Guarulhos), Luan Zacharias Silva (Bauru) e Gerson Alanis Lamera (Piracicaba) se candidataram para preencher as três vagas.

Para discussão acerca do critério de desempate a ser utilizado na disputa, a Mesa Diretora colocou em apreciação dois dispositivos previstos no Regimento Interno que poderiam ser aplicados em caso de empate no número de votos. Após debate, o assunto foi encaminhado para votação nominal, sendo definido, por maioria de votos, que o critério de desempate deveria ser o mesmo utilizado na eleição para a Mesa Diretora, isto é, o etário, presente no artigo 44, alínea D do Regimento Interno do C.D.

Retomada a eleição, a votação foi realizada e os conselheiros Marcio Fernandes Lima (com 13 votos), Wanderley Meira do Nascimento (com 13 votos) e Gerson Alanis Lamera (com 12 votos, superando empate com Luan Zacharias por conta do critério de idade) foram eleitos para comporem a Comissão Fiscal até 2023.

Posteriormente à definição, os novos membros da Comissão Fiscal agradeceram a confiança de todos e acordaram entre si manter o modelo de presidência rotativa durante o triênio. Com isso, Gerson Alanis Lamera presidirá a comissão em 2021.

Tags: