Fechar
Home Conselho Deliberativo Conselho deliberativo autoriza realocação de verba para regionais e centros de convivência

Conselho deliberativo autoriza realocação de verba para regionais e centros de convivência

7 de junho de 2022 Conselho Deliberativo

No último sábado (04/06), ocorreu, por videoconferência, a segunda reunião extraordinária de 2022 do Conselho Deliberativo da Afresp, que contou com a presença de 16 conselheiros titulares, 3 suplentes e de membros da Diretoria Executiva, sendo o presidente Carlos Leony, o 2º vice-presidente José da Rocha Bravo e o 1º tesoureiro Demetrius Queiroz do Rêgo Barros.

No início da reunião, que durou pouco mais de 2 horas, o presidente do Conselho Deliberativo (CD) Paulo Bueno compôs a mesa de trabalho. Em seguida, o primeiro item da pauta do dia foi a votação da ata da reunião ordinária de 26 de março de 2022, que foi aprovada por maioria com cinco abstenções.

Em seguida, antes de tratar os demais itens da pauta, o presidente do CD convidou o presidente da Afresp Carlos Leony para contextualizar os membros do Conselho sobre as Reuniões Regionais ‘Juntos de Novo’, que foram conduzidas pela diretoria executiva ao longo das últimas semanas e que contemplou reuniões com associados por todo estado de São Paulo.

O presidente Leony explanou brevemente sobre os conteúdos propostos nas reuniões, incluindo os projetos de alterações no plano de saúde Amafresp, redução de despesas regionais e rentabilização do patrimônio imobiliário da Afresp. Segundo Leony, tais propostas têm como objetivos reduzir o patamar do valor da cota da Amafresp, ampliar os recursos financeiros para atividades associativas e repartir, de forma mais justa, os custos da Associação dentre seus associados.

Na sequência, o presidente do CD convidou o 2º vice-presidente da Afresp José da Rocha Bravo para explanar brevemente sobre os estudos realizados para a implementação de um sistema de inteligência artificial para otimizar os procedimentos de glosas da Amafresp. Os estudos incluíram uma prova de conceito da aplicação, que será capaz de analisar todas as glosas. Atualmente, esse processo é feito manualmente por uma equipe interna, que analisa apenas custos acima de R$ 250,00. O presidente do CD solicitou então que as comissões de saúde, fiscal e legislativa analisem a proposta de implantação desse sistema para futura deliberação por parte do Conselho.

Dando andamento aos trabalhos, foi tratado o processo C.D. n° 03/22 – Realocação de verba no orçamento de 2022 para as Regionais e Centros de Convivência. Após breves justificativas por parte do 1º tesoureiro da Afresp Demetrius Queiroz do Rêgo Barros e apresentação do parecer da Comissão Fiscal, pelo seu presidente Márcio Fernandes Lima, o item foi votado e aprovado por unanimidade.

O terceiro item da pauta foi o processo C.D. n° 04/2022 – Suplementação do Orçamento aprovado para 2022 – Equipamentos de Informática e Mobiliário para Regional do ABCD. Após apresentação de parecer de acolhimento por Márcio Fernandes Lima, o item foi votado e aprovado por unanimidade no plenário.

Já no último item da pauta, que tratava de outros comunicados e assuntos de interesse da classe, o presidente do CD informou a todos que Jorge Corrêa de Araújo, conselheiro pela Regional de Guarulhos, entregou à presidência do Conselho seu pedido de afastamento de suas funções no CD pois é pré-candidato a concorrer ao cargo público de Deputado Federal nas eleições de 2022.

O presidente Paulo Bueno introduziu um segundo tema junto ao Conselho sobre um ofício enviado pelo presidente da Afresp Carlos Leony solicitando a alteração do nome do auditório da sede social da Associação para Auditório ‘Roberto Chiaverini’. O ofício foi enviado em atendimento à uma carta do colega João Eduardo Dado Leite de Carvalho, que atualmente tem seu nome à frente do auditório. Como a Diretoria Executiva possui autonomia para tal mudança, mas preferiu submeter o tema ao Conselho, foi realizada uma votação e o plenário aprovou a alteração por unanimidade.

Após outros breves comentários, a reunião foi finalizada.