Fechar
Home Conselho Deliberativo Conselho Deliberativo aprova proposta orçamentária de 2019

Conselho Deliberativo aprova proposta orçamentária de 2019

24 de novembro de 2018 Conselho Deliberativo

Os membros do Conselho Deliberativo da Afresp estiveram reunidos neste sábado (24), na sede da Associação, em São Paulo. Na Reunião Ordinária, participaram 18 conselheiros titulares e 2 suplentes.

Inicialmente, o presidente Luiz Carlos Toloi Jr. esclareceu que, em função da saída do conselheiro Antônio Lourenço Colli, o quadro de Comissões Técnicas foi atualizado. Após ser apresentada e discutida, a ata da Reunião Extraordinária de 20 de outubro foi aprovada por maioria de votos, tendo 4 abstenções.

A Comissão Fiscal, representada por Pedro Esteves, Gerson Lamera e Alexandre Lania, apresentou a proposta orçamentária da Afresp para o exercício de 2019 (Processo C.D. n°17/2018). Foram detalhadas as previsões de receitas e despesas da Afresp Sede, Escritórios Regionais e Centros de Convivência. A pauta foi amplamente debatida pelos conselheiros durante mais de três horas e foram esclarecidas dúvidas pelos membros da Comissão Fiscal.

Por sua vez, o presidente do C.D., Toloi Jr., enalteceu a qualidade do trabalho realizado pela Comissão Fiscal. Encerradas as discussões, os membros do Conselho Deliberativo votaram, por maioria de votos, pela aprovação do relatório da Comissão Fiscal, com devidas ressalvas. Além disso, foram sugeridas outras recomendações, entre elas: a formação de Comissão composta por membros da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo e associados da Capital e interior do estado para analisar e realizar estudos prévios, com o objetivo de planejar ações de investimentos na Associação para fins de geração de receita.

Entre os demais assuntos relacionados à classe, o presidente Toloi Jr. apresentou ofício enviado pela Diretoria Executiva ao Conselho referente à contratação de serviços jurídicos para defesa da constitucionalidade de Emenda Constitucional nº 46/2018, em parceria com Sinafresp e Sindaf. A pauta foi colocada em discussão e, em seguida, os membros do C.D. votaram a favor do requerimento aprovado por unanimidade.

Dando continuidade ao processo de regulamentação do programa “Amafresp Presente” (Processo C.D. n°18/2018), o diretor da Amafresp, Renato Chan, apresentou o cenário financeiro do plano de autogestão, bem como as contrapartidas e as regras para ingresso no programa.

Na sequência, a proposta de alterações no regulamento da Amafresp e texto da instrução normativa necessário para regulamentar a execução do programa foram discutidos por membros do C.D. e aprovados por unanimidade.

A última reunião do ano foi finalizada após mais de cinco horas. A próxima reunião do Conselho Deliberativo está prevista para acontecer em 2 de fevereiro de 2019.

Tags: