Na última sexta-feira (03/02), ocorreu, de forma presencial, a primeira reunião extraordinária de 2023 do Conselho Deliberativo da Afresp, que contou com a presença de 22 conselheiros(as), sendo 20 titulares e dois suplentes, além de membros da Diretoria Executiva, sendo Carlos Leony, José Bravo, Demetrius Barros e Janaína Zacarchenco.
No início da reunião, que durou quase cinco horas, o presidente do Conselho Deliberativo (CD) Paulo Bueno compôs a mesa de trabalho. O primeiro item da pauta foi a ata da reunião ordinária de 26 de novembro de 2022, aprovada pela maioria com 03 abstenções.
Dando andamento aos trabalhos, o segundo item da pauta foi a proposta de Calendário de Reuniões Ordinárias do Conselho Deliberativo para este ano, sendo 18 de março, 17 de junho, 19 de agosto e 25 de novembro. O Calendário foi aprovado pelos(as) conselheiros(as) por unanimidade.
Em seguida, o Conselho deliberou sobre o Processo C.D. n° 01/2023 – Reajuste do Ressarcimento Referente ao Auxílio Pecuniário da Lei Complementar nº 1320. A Comissão Fiscal emitiu o parecer favorável para o reajuste do ATIN. O item foi aprovado por unanimidade.
Já o quarto item da pauta foi o Processo C.D. nº – 02/2023 Reajuste da Contribuição Associativa da Afresp. O tesoureiro Demetrius Queiroz recebeu a palavra para falar sobre a necessidade desse reajuste e lembrou que mesmo assim, a receita gerada pela mensalidade não cobrirá os gastos da Associação devido à perda de receita com o seguro de vida.
Após isso, a Comissão Fiscal apresentou um parecer favorável com base no orçamento para o exercício de 2023, que a Diretoria Executiva enviou para o CD na última reunião de 2022, que por sua vez foi aprovado já com o valor da mensalidade reajustada para R$ 176,00.
O conselheiro Paulo Henrique questionou sobre como será feita a comunicação para os associados e como será feita a cobrança da mensalidade de janeiro. Após os esclarecimentos, o tema foi encaminhado para votação e aprovado por unanimidade.
Dando sequência aos trabalhos, foi tratado o item de eleição do novo membro da Comissão Fiscal do Conselho Deliberativo. Para isso, o presidente do CD Paulo Bueno indicou como membros da comissão eleitoral os conselheiros Antônio José de Paula, Paulo Henrique e o vice-presidente Antônio Guerra. Formada a comissão eleitoral e definido como seria a eleição, o conselheiro Luan Zacharias foi eleito por 21 votos.
O sexto item da pauta foi o Processo C.D. Nº 04/2023 – Instrução Normativa nº 12 – Franquias – Amafresp. O presidente do Conselho passou a palavra para diretora Janaína Zacarchenco, que, conforme o novo regulamento da Amafresp, a 1ª Instrução Normativa deveria passar pela aprovação do Conselho Deliberativo. O diretor Técnico da Amafresp, Dr. José Geraldo, participou da apresentação dando um panorama para os(as) conselheiros(as) sobre os hospitais para os quais estão sendo propostas as aplicações de franquias e sobre os seis hospitais da rede credenciada que foram fidelizados pela Amafresp, sem franquia.
Em seguida, a Comissão de Saúde apresentou seu parecer favorável pela aprovação da Instrução Normativa nº 12/23, proposta pela Diretoria por meio do envio do Ofício 05/23. Na proposta, oito hospitais sofreram a incidência de franquia.
Após explicações e esclarecimentos das dúvidas de outros conselheiros por parte da Diretoria, o item foi colocado em votação. Foi proposto que ocorresse a votação em separado de 2 hospitais, porém a proposta foi deliberada em bloco para todos hospitais e aprovada pela maioria dos conselheiros(as), sendo 15 votos a favor e 7 contra.
Encerrado o último item da pauta, o presidente Paulo Bueno abriu espaço para outros assuntos de interesse. O conselheiro Pedro Ventura trouxe para o plenário que alguns associados estão encontrando dificuldades com o atendimento do setor de seguros.
Outros membros do Conselho Deliberativo comentaram sobre a insatisfação dos associados com o atendimento. O presidente Leony recebeu a palavra e ponderou que essas reclamações devem praticamente cessar em algum tempo com a maturidade dos novos processos de atendimento da Afresp e de seguros.
Com essas considerações, a reunião foi finalizada